Cetesb e Fetpesp assinam protocolo de intenções sobre veículos a diesel

Iniciativa busca desenvolver e avançar nas diretrizes do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel

seg, 16/09/2019 - 16h40 | Do Portal do Governo

A diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Patrícia Iglecias, e o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp), Mauro Artur Herszkowicz, assinaram, em 6 de setembro, um protocolo de intenções para a implementação do Programa para Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel (PMMVD).

“O protocolo é uma ferramenta utilizada na manutenção da qualidade do ar no Estado e uma maneira de fortalecer as parcerias do Governo com setores da sociedade. O trabalho conjunto é uma das metas do Programa Nova Cetesb, em seu pilar de Portas Abertas”, salienta Patrícia Iglecias.

Vale destacar que o programa apresenta o objetivo de reduzir a quantidade de veículos movidos a diesel em más condições de manutenção e diminuir os níveis de poluentes atmosféricos emitidos.

Medições

As unidades móveis vinculadas ao Fetpesp, cadastradas pela Cetesb, deverão registrar sistematicamente as suas medições automotivas, de acordo com a regulamentação vigente. As informações integrarão um banco de dados utilizado para gerenciamento e controle do Programa.

“A Federação tem 30 mil ônibus que serão regulados e avaliados sistematicamente. A unidades passarão, por exemplo, pelo teste de opacidade”, enfatiza Mauro Artur Herszkowicz.

“A assinatura do protocolo de intenções com um segmento tão representativo é uma contribuição importante para o controle das emissões veiculares”, avalia o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB, Carlos Roberto dos Santos.

Patrícia Iglecias também reforçou a relevância dos trabalhos desenvolvidos no Estado em prol da qualidade do ar. “As ações voltadas ao controle das emissões de poluentes feitas em São Paulo causam reflexos em outras unidades da Federação. Na verdade, recentemente, representantes do Governo Paulista estiveram na China, que se interessou pelos métodos desenvolvidos em São Paulo para controle dos poluentes”, conclui.