Cetesb amplia rede automática de monitoramento da qualidade do ar

Companhia inaugurou mais quatro estações: uma em Campinas, uma em Guarulhos e duas em São José dos Campos

sex, 12/06/2015 - 10h19 | Do Portal do Governo

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) opera mais quatro estações de avaliação da qualidade do ar. As novas unidades foram inauguradas em Campinas (1), São José dos Campos (2) e Guarulhos (1). A rede automática passa a contar com 57 estações, sendo 28 na região metropolitana de São Paulo e 29 no interior e litoral.

A empresa concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos foi a responsável pela compra e instalação da estação na cidade, em decorrência do processo de licenciamento ambiental. A Prefeitura de Guarulhos cedeu o espaço e a Cetesb se encarregou da operação da unidade.

Com a nova estação em São José dos Campos, a região passa a contar com três unidades de monitoramento automáticas que medem a qualidade do ar. As quatro novas unidades foram entregues em celebração à Semana do Meio Ambiente.

Os dados tirados das amostragens são transmitidos para a central de telemetria e armazenadas em servidor de banco de dados. Então, as informações passam por validação técnica periódica e, posteriormente, são disponibilizadas de hora em hora no endereço eletrônico da empresa.

Do Portal do Governo do Estado