CESP lança cartilha sobre operação de reservatórios

Publicação destinada à comunidade reforça atuação socioambiental da empresa

qui, 25/02/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) começa a distribuir neste mês a cartilha “O Dia em Que as Cheias Deixaram de Ser Enchentes”. Com textos em formato de literatura de cordel, a cartilha será distribuída durante a realização das atividades de educação ambiental da CESP para a comunidade que vive nas áreas de influência dos reservatórios da companhia. O objetivo é conscientizar a população sobre como funciona o processo de controle de cheias realizado durante o período chuvoso, que vai de novembro de um ano a abril do ano seguinte.

A cartilha é mais um meio de comunicação com a população ribeirinha e complementa as ações socioambientais da CESP. O conteúdo é educativo e as informações foram especialmente trabalhadas para atingir públicos de várias faixas etárias e de diferentes condições socioeconômicas.

Por meio da cartilha, informações técnicas se transformam em textos poéticos interessantes. Assuntos como construção de uma usina hidrelétrica, a geração de energia, áreas de preservação permanente, mata ciliar e o respeito pela natureza são abordados de maneira didática, com ilustrações criativas.

Cartilha na web

A cartilha também está disponível na internet. Interativa, a versão digital da publicação é sonorizada e conta com ilustrações animadas. Há ainda a possibilidade de se conhecer o significado de alguns termos técnicos presentes no texto conforme se navega pelas páginas. Para fazer download da cartilha, clique aqui. O arquivo está disponível na página inicial do site e também no item Operação de Reservatórios.

Informações 24 horas

A operação de controle de cheias da CESP é executada de acordo com critérios do Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN), coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão gestor da operação energética e hidráulica no País.

Informações também podem ser obtidas por meio do serviço telefônico gratuito 0800-647-9001, chamado Telecheia, que funciona 24 horas por dia.

A CESP mantém informações atualizadas sobre os níveis dos reservatórios e sobre as tendências do período chuvoso no seu site, www.cesp.com.br, em Operação de Reservatórios. Quando a operação de controle de cheias está em execução, também fica disponível no site o Boletim Informativo de Vazões (BIV). Além de estar no site, o BIV é encaminhado a órgãos federais, estaduais e municipais, além da defesa civil, entre outros, na área de influência dos reservatórios da CESP.

Da CESP