Cepam: Programa leva 7 mil estudantes da rede pública ao Interior do Estado

Expectativa é de que mais de 8.000 pessoas envolvidas no programa Redescobrindo o Interior tenham contato com as paisagens e o modo de vida rural

qui, 22/06/2006 - 8h32 | Do Portal do Governo

Cerca de sete mil crianças da rede estadual de ensino, com idades entre nove e 11 anos, vão viajar para conhecer o interior do Estado de São Paulo durante as férias escolares. É o projeto ‘Redescobrindo o Interior’, coordenado pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam e vinculado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento.

A expectativa é de que mais de oito mil pessoas envolvidas no programa possam ter contato com as paisagens e o modo de vida rural. Serão 173 delegações participantes, cada uma com 40 crianças, partindo para cidades do Interior do Estado.

Cada delegação vai levar 20 meninos e 20 meninas, sempre acompanhados de policiais militares, motoristas e monitores inscritos e treinados pelo Cepam. Os monitores que acompanham as crianças receberam treinamento completo, noções de primeiros-socorros, procedimentos de segurança e emergenciais. A viagem acontece nas semanas de 10 a 14 e de 17 a 21 de julho.

Durante esse período, os meninos e meninas ficarão em escolas adaptadas nos municípios chamados de hospedeiros, onde irão participar de uma série de atividades culturais e de lazer, podendo vivenciar a identidade cultural do interior.

Estão programadas visitas a fazendas, pesqueiros, trilhas ecológicas e cachoeiras, áreas de produção de alimentos e laticínios, indústrias regionais, fábricas, plantações, museus, além de brincadeiras, grupos de teatro, oficinas de artes, jogos e passeios.

O projeto faz parte do Programa “Caravanas do Conhecimento” que, em janeiro deste ano, levou crianças para conhecer o mar pela primeira vez, registrando recorde de participação com quase nove mil crianças vindas de 164 municípios de todas as regiões do Estado. Agora o ‘Redescobrindo o Interior’ faz o caminho inverso.

A programação completa das atividades e cidades participantes, com os locais e telefones para contato, está disponível na página do programa Caravanas do Conhecimento, no site do Cepam (www.cepam.sp.gov.br).