Centro Tom Jobim homenageia Noel Rosa

Duas apresentações marcam homenagem: nesta quinta (23) e segunda (27), às 18 horas, com entrada gratuita

qui, 23/08/2007 - 8h03 | Do Portal do Governo

O genial compositor da Vila Isabel, Noel Rosa faleceu em 1937 de tuberculose com apenas 26 anos de vida intensa e muita boemia. Nessa curta existência, compôs mais de duas centenas de canções, das quais algumas permanecem populares até hoje.

A jornalista Mônica Soutello criou uma Audição Comentada com a proposta de apresentar a obra de Noel Rosa. Noel compôs 259 músicas e a maior parte das pessoas conhece no máximo meia dúzia delas, em geral aquelas feitas em parceria com Vadico (Oswaldo Gogliano). Sem deixar de tocar e comentar alguns desses grandes clássicos, a programação vai mostrar também outras pérolas da obra do sambista da Vila menos conhecidas, feitas por ele ou com alguns dos seus 59 parceiros, como Ismael Silva, Braguinha, Lamartine Babo e tantos outros.

Para quem aprecia música popular brasileira o programa é imperdível. Ele revela para os alunos obras praticamente desconhecidas, parceiros improváveis, seus melhores intérpretes, comentários do compositor sobre um Rio e um Brasil do começo do século passado, suas críticas ao sistema de então (“Onde está a honestidade?”), seu olhar para as modernidades que surgiam: o cinema falado, o telefone, o trabalho da mulher, as mudanças na ortografia, a mudança para a zona sul (Copacabana), a mudança da hora (a introdução do horário de verão), etc. E acima de tudo explica porque ele é considerado um dos maiores nomes da nossa música.

Na quinta-feira, 23 de agosto, a partir das 18 horas, com entrada gratuita, na Universidade Livre de Música (ULM) – Unidade Luz, a Audição Comentada, será acompanhada do show de Guilherme Meyer (voz, violão e percussão) e grupo Niguim, formado por Lúcio Costa  (voz, bandolim e cavaquinho), Lilian Fagundes (voz e violão), Aline Fagundes (voz, flauta e percussão).

Na segunda-feira, 27 de agosto, a partir das 18h, com entrada gratuita, na ULM – Unidade Brooklin, a Audição Comentada, será acompanhada do show do quarteto Julietas, formado por Élida Patrícia (flauta transversa e vocais), Juliana Ripke (piano e vocais); Samanta Okuyama (violão e vocais); Vanessa Moreno (voz e percussão).

O Centro Tom Jobim é uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço:

Audição Comentada de Noel Rosa

23 de agosto, quinta-feira, 18 horas

Universidade Livre de Música – Luz

Largo General Osório , 147; tel: (11) 3221.3929

29 de agosto, segunda-feira, 18 horas

Local : Universidade Livre de Música – Brooklin

End : Rua Pe Antonio José dos Santos , 1019; tels : (11) 5041.3650 e (11) 5041.3601

Da Secretaria da Cultura

(J.H.)