Centro Paula Souza recebe exposição gratuita sobre o grande caminho inca

Mostra apresenta 80 imagens da rota dos povos andinos pré-hispânicos, no caminho de cinco mil quilômetros de extensão

qui, 17/10/2019 - 13h48 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/CPS

Nesta quarta-feira (16), o Centro Paula Souza (CPS), por meio da Assessoria de Relações Internacionais, inaugurou a exposição fotográfica “Qhapaq Ñan: O Grande Caminho Inca”. A visitação ao acervo é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e deve ser agendada pela internet.

Promovida em parceria com o Consulado-Geral do Peru, a mostra traz 80 imagens da rota dos povos andinos pré-hispânicos, no caminho de cinco mil quilômetros de extensão que foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2014.

Os registros foram feitos por diversos fotógrafos, o que permite a aproximação da realidade geográfica, arqueológica, humana, cultural e estética da rota. Qhapaq Ñan, nome oficial do caminho inca na língua quechua, quer dizer “estrada do rei”. A rota corta florestas, desertos e a Cordilheira dos Andes, sendo muito buscada por turistas de todo o mundo.

Intercâmbio

O trajeto da exposição contempla as estradas que ligam Cuzco a Machu Picchu, além dos caminhos construídos por esses povos que permitiram o acesso que compreende da Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia até o Equador. Tais rotas permitiram intercâmbios de técnicas, culturas e ações comerciais.

Na abertura da mostra, o coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo, destacou o processo de internacionalização do CPS e a aproximação da instituição de outros países da América do Sul.

“Acredito que o ensino profissional, a nossa missão, é algo que pode dar sustentabilidade ao otimismo e ao desenvolvimento tecnológico. Devemos fazer como os incas e usar esses caminhos para ligar e superar distâncias”, enfatizou o docente.

Na avaliação da assessora de relações internacionais do CPS, Marta Iglesis, a vinda da exposição, segunda parceria da instituição com o Consulado Geral do Peru, é de extrema importância.

“É um privilégio receber este acervo, que permitirá apresentar à comunidade do Paula Souza e ao público em geral os aspectos geográficos, arquitetônicos, sociais, humanos, culturais e estéticos dos incas”, salientou a professora.

A mostra é itinerante e, desde 2014, passou por várias cidades e instituições, como o Museu da Imigração e o Memorial da América Latina. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail informacao.arinter@cps.sp.gov.br.