Centro Paula Souza promove feira de tecnologia no Parque da Juventude

Alunos das Etecs e Fatecs apresentaram 130 projetos de inovação tecnológica

ter, 21/10/2008 - 18h10 | Do Portal do Governo

Começou nesta terça-feira, 21, a 2ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, na Etec Parque da Juventude, no bairro de Santana, em São Paulo. A iniciativa reforça o estímulo à criatividade, ao empreendedorismo e ao reconhecimento da responsabilidade social da instituição, além de integrar as unidades de ensino.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, e a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, estiveram no primeiro dia de exposições. “Fico emocionado em ver tantos exemplos da criatividade dos alunos das Etecs e Fatecs”, disse Goldman.

O objetivo do evento é divulgar projetos, produtos e serviços produzidos nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que possam colaborar para melhoria da qualidade de vida e da educação em cada região do Estado.

“Em eventos como a Feira de Tecnologia, apresentamos a toda sociedade uma pequena parte dos projetos dos nossos alunos, uma forma de estimular o interesse pela pesquisa em ciência e tecnologia. Esse é um diferencial do nosso sistema de ensino”, ressaltou Laura Laganá.

Mostra de Projetos

Uma demonstração do interesse dos estudantes é a quantidade de projetos concorrentes na Mostra de Projetos, que dobrou em relação ao ano passado: são cem trabalhos de alunos dos ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico, sob orientação dos professores, divididos nas categorias de atividades econômicas e ciências, que foram selecionados para exposição.

Os visitantes têm acesso a produtos e pesquisas nas mais variadas áreas, como alimentos alternativos, sabonete, xampu, projetos de educação ambiental e arborização, até um secador de cabelos que simula a produção de energia elétrica, como se fosse um reator nuclear.

Os projetos serão avaliados por uma comissão de especialistas do Paula Souza e de outras instituições e vão concorrer a troféus e prêmios. Os alunos previamente inscritos podem participar também de uma série de palestras e cursos.

Para Laura Laganá, “essa é a hora em que os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos em nossos cursos na elaboração de soluções criativas. A qualidade dos trabalhos reflete a excelência das nossas unidades de ensino. Mostra que os jovens, quando desafiados, apresentam projetos inovadores”.

Projetos em Destaque

Paralelamente aos projetos concorrentes, 31 unidades (entre Etecs e Fatecs) se inscreveram para expor no espaço Projetos em Destaque, que serve para divulgar trabalhos desenvolvidos por alunos e professores já colocados em prática. Produtos fabricados nas unidades são comercializados no local, como mudas e pó de café, roupas, calçados, produtos orgânicos e artesanato, entre outros.

Um terceiro espaço, chamado Alternativo, será reservado às instituições convidadas para apresentação de atividades técnico-culturais ou para divulgação de projetos e produtos. Foi lá que alunos da Etec João Belarmino abriram o evento com uma apresentação de música e dança, seguidos pelos músicos do Centro Tom Jobim.

Uma das novidades desse ano é o Torneio de robótica educativa e iniciação científica, que será realizado no prédio 2, com a participação de aproximadamente 200 alunos de 16 unidades.

A 2ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que é aberta ao público, vai até quinta-feira, 23. Outras informações: www.cpscetec.com.br.

Serviço

2º Feira Tecnológica do Centro Paula Souza
Dia 21 das 10h às 18h
Dia 22 das 13h às 20h
Dia 23 das 9h às 13h
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana

Da Secretaria de Desenvolvimento