Centro Paula Souza e Univesp iniciam curso de Gestão Pública

Parceria tem o objetivo de formar profissionais para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas

qua, 28/02/2018 - 11h29 | Do Portal do Governo

Começam na próxima sexta-feira (2) as aulas do novo curso superior tecnológico de Gestão Pública, na modalidade a distância, das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Resultado da parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a graduação tem o objetivo de formar profissionais para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2018, aplicado pela Univesp, ofereceu 2.550 vagas em todo o Estado.

“As novas tecnologias aplicadas à educação são fundamentais para democratizar ainda mais as oportunidades de formação profissional e o índice de empregabilidade dos jovens paulistas”, afirma Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS. “Ter o Centro Paula Souza como parceiro é garantir a excelência do novo curso”, comemora a presidente da Univesp, Maria Alice Carraturi.

Formação

Assim como ocorre na modalidade presencial, o jovem será aluno regular de uma unidade e, uma vez formado, receberá diploma de tecnólogo da Fatec. O curso oferece acesso a inovadoras metodologias de gestão, baseadas nos princípios da administração pública. Realizado em ambiente virtual de aprendizagem moderno, o conteúdo garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

“O estudante terá conhecimentos sobre legislação, ferramentas gerenciais e novas tecnologias para a solução de problemas com propostas inovadoras em políticas públicas”, explica a coordenadora do curso e integrante da Unidade de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, Esmeralda Oliveira.

“Um dos diferenciais será parte das aulas lecionadas em inglês e espanhol, de modo a prepararmos os alunos para compartilhar experiências de sucesso no Brasil com os estrangeiros”, ressalta Simone Telles, gestora de conteúdo do curso. De acordo com a professora, a sala virtual promove diversas possibilidades de interação e estimula cada estudante a resolver desafios e experiências próximos da realidade.

Os encontros presenciais serão voltados à avaliação dos participantes. As atividades virtuais são voltadas à interação entre pares e grupos, por meio de videoaulas e uma curadoria de conteúdo, ligada à reorganização do material didático disponível sobre as disciplinas.

“Queremos que o aluno seja ativo no processo de conhecimento. Meu sentimento é de satisfação e plenitude, pois procuramos saber quem é esse futuro gestor público. Trabalhamos para que o aluno possa transformar e melhorar suas práticas profissionais, por meio da autonomia, reflexão e atuação em equipe”, destaca Simone Telles.

Acompanhamento das parceiras

Entre diversas atribuições, a Univesp é responsável por oferecer o ambiente virtual para o desenvolvimento das atividades, disponibilizar tutores e apoiadores dos polos, sistema de gestão acadêmico e suporte, além da realização do vestibular.

Cabe ao Centro Paula Souza a indicação do coordenador do curso e docentes responsáveis pela organização do conteúdo programático e pelo acompanhamento das disciplinas e dos supervisores regionais de polos para a análise dos procedimentos administrativos e acadêmicos. Ambas instituições colaboram para o desenvolvimento das práticas pedagógicas comuns e material instrucional.