Centro Paula Souza e IBM apresentam modelo educacional P-Tech

Projeto, implantando no primeiro semestre deste ano nas Fatecs, une conteúdo teórico com experiências práticas

dom, 21/04/2019 - 10h08 | Do Portal do Governo

O Centro Paula Souza (CPS) e a IBM reuniram representantes de empresas do setor de Tecnologia da Informação, prefeituras e de outras instituições para apresentar o modelo educacional P-Tech.

O programa combina o conteúdo teórico da formação profissional com experiências práticas dentro de empresa. Além disso, o P-Tech possibilita de forma inédita, nas instituições públicas do País, a articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. O objetivo do encontro foi apresentar o modelo para potenciais futuros parceiros na expansão do programa.

“Nosso trabalho é unir as duas pontas: ajudar as empresas e facilitar o acesso dos jovens paulistas ao mercado de trabalho”, explicou a secretária. “Podemos inclusive diminuir a evasão se o aluno souber que no final do curso vai ter uma oportunidade de emprego”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen da Silva.

O P-Tech foi implantado no primeiro semestre de 2019 nas Fatecs Americana, na região de Campinas, e Zona Leste, na capital, com 40 vagas em cada unidade no período da tarde. O ingresso ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas, que, além das três mil horas regulares do curso, tem mais 200 horas de experiências dentro da IBM.

Diplomas

Ao concluir o ciclo de três anos, o aluno poderá completar o curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em mais dois anos de estudo na Fatec, sem necessidade de novo Vestibular. Dessa forma, em cinco anos, o estudante terá os diplomas dos Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico – atualmente, são necessários seis anos.

“O principal diferencial desta nova modalidade de ensino é a possibilidade de aplicação do que se aprende em sala de aula no ambiente real de trabalho, dentro de uma empresa”, afirmou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá. “Por isso queremos abrir a possibilidade de novas parcerias com a iniciativa privada para expandir o acesso dos jovens a esse novo modelo de formação”, completa.

Participaram do encontro representantes das seguintes empresas e instituições: Accenture, Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP), Cognizant, Conquest One, Fluunt7, Innovision, Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (Itescs), Lesap Consultoria Empresarial, MicroPower, Oncoclinicas, Oracle, Prefeitura de Santo André, Prefeitura de São Caetano do Sul, Prefeitura de São Carlos e UHG.