Centro para exames endoscópicos no Hospital Américo Brasiliense

Mensalmente são realizados cerca de 60 procedimentos

sáb, 13/02/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB) colocou em funcionamento um centro para realização de exames de endoscopia, que conta com aparelhos de alta tecnologia e mão-de- obra especializada. O hospital é administrado pela Faculdade de Medicina (FM), câmpus de Botucatu e pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp).

“O novo serviço vai diminuir a carência por exames desse porte na região e será um grande aliado para o diagnóstico de anemias em idosos e pessoas com baixa imunidade”, afirma o diretor de assistência à saúde do hospital, Taylor Olivo. A região de Araraquara, onde está localizado o município de Américo Brasiliense, registra envelhecimento a população, assim como o restante do país. Esse processo aumenta a incidência de doenças do trato gastrointestinal e a conseqüente demanda por exames endoscópicos.

Desde que entrou em operação, há dois meses, são realizados cerca de 60 procedimentos mensais. Com a chegada de mais pinças de biópsia, equipamento necessário para realização dos exames, a expectativa é que esse número aumente para cem até o fim de 2010. “Já ultrapassamos a meta pelo segundo mês consecutivo, portanto, os atendimentos vão aumentar conforme a necessidade da região”, diz o diretor.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde. O centro já é referência para os Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs) de Américo Brasiliense e de Rio Claro e para as Secretarias Municipais de Saúde de 24 cidades. Para que os municípios organizem com eficácia os encaminhamentos ao novo centro, o HEAB elaborou protocolos de indicação e orientação aos pacientes.

Diagnóstico preciso 

O setor auxiliará o trabalho de cirurgiões torácicos e de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas, gastrocirurgiões, gastroclínico, além de enfermeiras e técnicos de enfermagem. Além da endoscopia, é possível realizar exames como colonoscopia, broncoscopia, nasofibroscopia e laringoscopia.

Por meio da endoscopia, os especialistas detectam gastrites, úlceras, tumores de esôfago e estômago, por exemplo. A colonoscopia auxilia na identificação de diarréia crônica, pólipos, tumores de intestino e reto, além de doenças inflamatórias do intestino. Já as doenças como tumores de pulmão e infecções pulmonares, de diagnóstico mais complexo, são investigadas com ajuda da broncoscopia. A nasofibroscopia e a laringoscopia são exames mais simples e permitem a avaliação da anatomia interna do nariz, no primeiro caso, e da garganta, laringe e faringe, no segundo.

Alguns equipamentos mais sofisticados possibilitam o acompanhamento dos procedimentos em um monitor de vídeo. Também são feitas gravações das imagens em alta definição, para auxiliar no diagnóstico das doenças.

Do Hospital Estadual Américo Brasiliense