Centro financiado pela Fapesp produz protetores faciais com propriedades microbicidas

Características antibacterianas e antivirais observadas nos materiais podem ser promissoras no combate ao novo coronavírus

qua, 03/06/2020 - 11h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Agência Fapesp/CDMF

O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e a startup Nanox Tecnologia desenvolveram face shields (protetores faciais) por impressão 3D com material microbicida. O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A Nanox, startup apoiada pelo Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), já produz máscaras de proteção facial em parceria com a indústria Elka.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Os protetores foram entregues para unidades de saúde em São Carlos, Descalvado e Porto Ferreira, no interior de São Paulo. A ação é resultado da parceria do CDMF com o grupo “Você Também Pode Ajudar”, de São Carlos.

Doações

A partir da atuação do grupo, já foram doadas mais de mil unidades de face shields, além de outros produtos, como aventais, máscaras e equipamentos para intubação de pacientes em estágio grave da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) para São Carlos e região.

Uma das principais vertentes de pesquisa do CDMF é o desenvolvimento de materiais para o setor de saúde. Já estão em teste diversos materiais à base de partículas de prata e com ação microbicida para a adição em matrizes poliméricas e cerâmicas.

Propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais observadas indicam que esses materiais podem ser promissores no combate à proliferação do vírus em diversas superfícies.