Centro de Referência do Idoso proporciona tratamento médico e lazer

CRI da Zona Norte completa cinco anos com 1,5 milhão de atendimentos

qua, 17/02/2010 - 15h58 | Do Portal do Governo

Uma das ferramentas do governo do Estado de São Paulo para oferecer serviços médicos e sociais a pessoas com mais de 60 anos é o Centro de Referência do Idoso, os chamados CRIs. Atualmente, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde, mantém duas unidades, uma na zona leste e outro na zona norte da capital.

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte comemorou na quarta-feira, 17, o seu quinto aniversário com uma caminhada e um culto ecumênico. Durante os cinco anos, foram realizados 1.451.786, atendimentos divididos entre consultas médicas (18 especialidades), assistenciais (dez especialidades), 20 tipos de exames e o setor da convivência, que oferece aproximadamente 52 atividades e, em média, seis eventos por mês. Atualmente estão cadastrados 93.600 prontuários de idosos que utilizam os serviços do CRI Norte.

O local abrange as especialidades de cardiologia; cirurgia geral, vascular e plástica; dermatologia; endocrinologia; fisiatria; urologia; ginecologia; reumatologia, entre outras. Os idosos também contam com assistência odontológica.

Além de serviços médicos, os idosos encontram uma programação também para o bem-estar e convivência social. Cerca de 6.000 idosos participam de atividades educativas, como aulas de coral, violão e informática; e físicas, nos cursos de dança de salão, atletismo e yoga. Também freqüentam o Centro de Convivência, onde praticam exercícios livres e manuais. Jogos de tabuleiros e bocha também entram na agenda, que é completada com cursos de artesanato, tricô e bordado, entre outros. A programação completa pode ser conferida pelo telefone (11) 2972-9200.

“A atividade física é considerada fator primordial na melhora do bem-estar físico, emocional e social, acarretando também a elevação da auto-estima. Combinada com uma alimentação adequada e uma maneira suave de conviver com situações de tensão e ansiedade, a atividade evita a totalidade dos males ditos modernos”, afirma o educador físico do CRI Norte, Paulo Henrique dos Anjos.

Serviço

CRI Norte
Rua Voluntários da Pátria, 4301 – Santana
Telefone: (11) 2972-9200