Centro de Referência do Idoso completa cinco anos

Unidade da Zona Norte realizou quase 1,5 milhão de atendimentos

qua, 17/02/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, comemorou na quarta-feira, 17, o seu quinto aniversário com uma caminhada e um culto ecumênico.

Durante os cinco anos de existência, foram realizados 1.451.786, atendimentos divididos entre consultas médicas (18 especialidades), assistenciais (dez especialidades), 20 tipos de exames e o setor da convivência, que oferece aproximadamente 52 atividades e, em média, seis eventos por mês. Atualmente estão cadastrados 93.600 prontuários de idosos que utilizam os serviços do CRI Norte.

A caminhada foi escolhida para incentivar a prática do exercício físico e principalmente demonstrar os benefícios que oferece à saúde, principalmente para quem já está na terceira idade. Entre as atividades físicas disponibilizadas pela unidade estão ginástica, alongamento, vôlei adaptado, lian gong, abdominal, basquete, yoga, caminhadas, atletismo, dança de salão, dança circular e dança sênior. Em breve, haverá aulas de dança cigana.

“A atividade física é considerada fator primordial na melhora do bem-estar físico, emocional e social, acarretando também a elevação da auto-estima. Combinada com uma alimentação adequada e uma maneira suave de conviver com situações de tensão e ansiedade, a atividade evita a totalidade dos males ditos modernos”, afirma o educador físico do CRI Norte, Paulo Henrique dos Anjos.

Da Secretaria da Saúde