Centro de Endoscopia do HC Ribeirão Preto é ampliado

Novo espaço vai duplicar número de procedimentos e acabar com fila de espera

ter, 23/02/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto inaugurou na segunda-feira, 22, o seu novo Centro de Endoscopia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Moderno e ampliado, o centro pretende duplicar a capacidade de atendimento, acabando com a fila de espera para os procedimentos.

O setor que realiza hoje cerca de 30 exames diários, dobrará a sua capacidade de atendimento. O serviço recebe pacientes em tratamento no HC, encaminhados pela Secretaria da Saúde ou referendados por outras instituições do Brasil. Além da endoscopia convencional, serão realizados outros exames como a ultrassonografia endoscópica, colangiopancreatografia, colonoscopia broncoscopia e nasofaringoscopia, tanto visando o diagnóstico como propiciando intervenções endoscópicas terapêuticas – muitos considerados de complexidade elevada e não realizados na rede pública de saúde.

Ampliação   

O novo espaço de 650 m², conta com quatro salas para endoscopia terapêutica, duas salas para endoscopia diagnóstica, sala específica para exames radiológicos, duas áreas para recuperação de pacientes, área de preparo para colonoscopia, área para captação de imagens, arquivo e biblioteca, sala para laudos e revisões, duas salas para esterilização de materiais e sala de espera e recepção. A nova área está localizada no final do ambulatório onde funcionava a antiga Cirurgia Experimental.

O serviço possui atualmente uma equipe de sete médicos instrutores, quatro adidos e 12 médicos residentes. Em breve, ganharão reforço de médicos da pneumologia, otorrinolaringologia e cabeça e pescoço, além de dez profissionais de enfermagem e dois funcionários administrativos.

O gerente clínico do Centro de Endoscopia do HC, José Luiz Pimenta Módena, afirma que as novas instalações também otimizarão as atividades de ensino, tornando o Centro de Endoscopia do HC um dos melhores do mundo para esta prática.

Do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto