Centro de citricultura realiza worksho sobre Xylella Fastidiosa

Língua oficial do evento será o inglês

sex, 17/08/2007 - 21h57 | Do Portal do Governo

O Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, de Cordeirópolis, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza de 20 a 22 de agosto o “International Workshop on Xylella fastidiosa”, bactéria causadora da clorose variegada dos citros (CVC), mais conhecida como amarelinho.

A língua oficial do evento será o inglês. Pesquisadores ligados a centros e universidades nacionais e internacionais serão os palestrantes. Na segunda, o workshop começa às 8h45 e segue até as 20h30; na terça, das 8h30 às 18 horas; na quarta, das 9 horas às 14 horas.

As cigarrinhas são os insetos responsáveis pela disseminação do amarelinho nos pomares. Como não existe uma forma específica de combate à Xylella fastidiosa, resta aos produtores implantar as estratégias de manejo recomendadas: utilização de mudas sadias, controle do vetor e poda de ramos quando dos sintomas iniciais ou erradicação da planta, se necessária.

“O amarelinho é uma doença de difícil controle, que afeta principalmente os pomares mais velhos. Os mais novos sofrem menos, graças ao Programa de Produção de Mudas em Ambiente Protegido, implantado em 1999 e que desde 2003 tornou obrigatório o cultivo em estufas”, explicou o diretor do Centro de Citricultura, Marcos Machado.

Entre 1999 e 2001, o setor conseguiu concluir o genoma da Xylella fastidiosa, que teve a preocupação básica de conhecer melhor a bactéria. “Desde então, temos tentado entender como a doença é causada”, disse.

Serviço – O evento será no The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas (avenida Royal Palm Plaza, 277, Jardim Nova Califórnia). Inscrições podem ser feitas no site www.fundag.br ou pessoalmente, mas as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3546-1399.

Da Secretaria da Agricultura

C.M.