Centro da Unesp oferece assistência odontológica a pessoas com deficiência

Em funcionamento desde 1984, espaço em Araçatuba é considerado referência para 466 cidades de 12 Estados brasileiros

seg, 20/08/2018 - 11h37 | Do Portal do Governo

Há 34 anos, o Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araçatuba, presta atendimentos especializados. Na última semana, o local realizou um trabalho inédito de capacitação de profissionais da rede básica de saúde de Araçatuba. Mais de 60 dentistas, auxiliares e técnicos de higiene bucal participaram de atividades teóricas e práticas.

“Dentro das estratégias da Saúde da Família, nós temos o agente comunitário de saúde, que faz as visitas domiciliares e conhece todo o território de abrangência. Nós também faremos um curso com os profissionais para capacitá-los sobre o atendimento a pacientes com necessidade especial”, afirma Igor Lopes Silva, coordenador odontológico e representante da associação que administra a saúde básica de Araçatuba, em entrevista à TV Unesp.

A iniciativa teve o objetivo de ampliar a prestação de serviços realizados fora da unidade. Vale destacar que o CAOE é uma unidade auxiliar de estrutura complexa da Faculdade de Odontologia da instituição de Ensino Superior, sendo referência para 466 cidades de 12 Estados brasileiros.

“O centro oferece assistência odontológica com uma equipe multidisciplinar. Todos os profissionais do espaço estão voltados a otimizar o tratamento odontológico. Os médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais, entre outros, oferecem mais oportunidades para viabilizar o tratamento dos pacientes”, ressalta a supervisora do CAOE, Alessandra Aranega.

Reconhecimento

O espaço foi fundado em 1984 pelo professor Ruy dos Santos Pinto, que o projetou com estrutura multidisciplinar e dentro de padrões técnicos e científicos para as assistências médica e odontológica às pessoas com deficiência. Após sete anos, o trabalho foi reconhecido pelo Instituto Interamericano da Criança do Departamento de Assuntos Educativos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da University of Kansas, dos Estados Unidos.

É importante frisar que os pacientes apresentam deficiência mental moderada e grave, associada ou não a doenças e patologias neurológicas. Alguns dos principais objetivos do CAOE são prestar assistência odontológica independentemente da condição socioeconômica, raça, cor, religião e nacionalidade, além de orientar psicossocialmente os familiares dos pacientes e desenvolver ações socioeducativas envolvendo atividades culturais.

Pacientes

A funcionária pública Maria de Lourdes de Souza viajou 40 quilômetros com o irmão, a partir de Gabriel Monteiro, no interior paulista, para levá-lo a uma consulta com o dentista em Araçatuba, de modo a obter atendimento especializado. Joadir apresenta deficiência intelectual e não fala. “Como meu irmão tem dificuldade em abrir a boca, eles não têm os aparelhos na minha cidade e nos encaminharam para o CAOE”, explica Maria de Lourdes de Souza, também em entrevista à TV Unesp.

Em média, o local realiza 50 consultas por dia. Os casos de média e alta complexidades representam cerca de 40% do total. “Os pacientes acordaram de manhã, chegaram às oito horas, serão atendidos durante a manhã e muitos poderão almoçar em casa, sem precisarem utilizar um leito hospitalar”, destaca o médico cardiologista Antonio Donizeti Soares.

O Serviço de Recepção e Agendamento é básico e estratégico para orientar sobre os atendimentos e direcionar o paciente para as atividades realizadas pelo centro. As informações podem ser obtidas das seguintes formas:

E-mails: caoefoa@foa.unesp.br e centrinhoata@gmail.com
Whatsapp: (18) 99752-4475 (apenas texto – número não recebe ligações)
Telefone (apenas para informações e urgências): (18) 3636-2753