Central do Programa Recomeço recebe obras de modernização

Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas ganhou 12 novos leitos de observação e mais sete consultórios

seg, 15/08/2016 - 12h26 | Do Portal do Governo

Para agilizar o atendimento de combate à dependência química no Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira (15), na capital paulista, as obras de modernização e ampliação do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas), base do programa estadual Recomeço.

Combate à dependência química: Cratod já realizou mais de 30 mil acolhimentos

“Hoje também estamos renovando convênio de uma grande parceria que une aqui no Cratod o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil e o Governo do Estado. E além de renovar essa parceria, objetivando o tratamento dos pacientes porque há caso graves onde não se encontra a família e é preciso autorização, de outro lado estamos ampliando o trabalho, aumentando de 25 para 37 leitos no Cratod, de dois consultórios para sete. Dobramos o atendimemto social e ampliamos a parte odontológica”, explicou o governador.

Esse setor ampliado de 25 para 37, e adaptado para atender às diferentes necessidades dos pacientes, recebeu uma área de isolamento, com três leitos, além de dois consultórios e uma sala exclusiva para atendimento médico de emergência. Além disso, as instalações do Caps AD local foram modernizadas. O número de consultórios médicos, por exemplo, passou de dois para sete. E o setor de odontologia do centro de referência foi totalmente reestruturado, com melhorias em consultórios e sala de próteses. Para isso, o Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 736,1 mil para obras, mobiliário e equipamentos. 

Localização do Cratod e serviços oferecidos
A unidade é voltada para a prevenção e tratamento dos transtornos decorrentes do uso indevido de substâncias psicoativas, dispondo inclusive de um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD), para atendimento aos usuários dependentes e suas famílias. Também é responsável pela organização, capacitação e manutenção das Redes de Tratamento do Tabagismo e Rede Recomeço no estado de São Paulo.

Além de promover atendimento contra a dependência química, a unidade realiza a capacitação de profissionais de saúde para a implantação de Caps AD em municípios, sendo referência em orientações à população sobre os riscos do consumo de derivados do tabaco, álcool e demais drogas.

Programa Recomeço
Projeto estadual criado para ajudar os dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, oferecendo tratamento e acompanhamento multiprofissional ao paciente e aos seus familiares. Para mais informações, clique aqui.   

SERVIÇO
Cratod – Rua Prates, 165, no Bom Retiro
O telefone de atendimento é o (11) 3329-4455

Do Portal do Governo do Estado