CDHU lança concurso de moradia sustentável

Projetos devem prever aquecimento solar e urbanidade para atender públicos de qualquer idade

qua, 24/03/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP) lançaram um concurso para selecionar novas alternativas para moradias que contemplem recursos de sustentabilidade ambiental e de acessibilidade baseadas nos conceitos do Desenho Universalda companhia.  As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no site do IAB-SP até 16 de julho. O prazo de entrega da proposta é 18 de agosto.

O Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura de Novas Tipologias para Habitação de Interesse Social Sustentáveis selecionará os projetos de construção de moradias acessíveis e sustentáveis e que tenham a melhor solução (quanto à acessibilidade universal e sustentabilidade), a melhor técnica e o menor preço e prazo de execução. Os projetos devem prever, entre outros requisitos, o aquecimento solar e a urbanidade para atender públicos de qualquer faixa etária e serem viáveis economicamente.

O concurso está dividido em seis categorias: casas térreas, casas escalonadas, sobrados, edifícios de três pavimentos, edifícios de quatro e cinco pavimentos e edifícios de seis e sete pavimentos. O primeiro colocado de cada grupo de tipologia receberá prêmio no valor de R$ 50 mil. O segundo colocado de cada grupo ganhará R$ 20 mil.

Depois do concurso, a ideia da CDHU é transformar os projetos vencedores em construção de interesse social.  Os vencedores, além de receber o prêmio poderão ver os seus projetos saírem do papel e se tornarem realidade.

Habitação para todos

Ao lançar o concurso, considerado pioneiro, a CDHU, vinculada à Secretaria Estadual da Habitação, procura trabalhos que tenham concepção de habitação de interesse social e não só arquitetônico. Os projetos devem prever espaços públicos e privativos que possam ser utilizados por pessoas em qualquer condição e estágio da vida. A habitação deve acolher crianças, idosos, gestantes, obesos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção.

Serviço

As inscrições poderão ser feitas até 16 de julho no site IAB-SP www.iabsp.org.br, que traz outras informações como prazos, consultas e regulamento
As propostas deverão ser entregues até o dia 18 de agosto
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de setembro, em local a ser definido

Da Agência Imprensa Oficial