CDHU faz plantão em Ibirarema para negociação de dívidas

Dos 363 contratos ativos no município, 71 estão com mais de três prestações atrasadas

sex, 03/08/2007 - 22h10 | Do Portal do Governo

A equipe técnica da CDHU estará na cidade para atender os mutuários com prestações atrasadas

Neste sábado, 4, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio  da  Companhia  de  Desenvolvimento  Habitacional e Urbano (CDHU), realizará   plantão   de  atendimento  em  Ibirarema  para  agilizar  a regularização  de dívidas. O plantão tem como alvo atender os mutuários que estão com prestações em atraso.

A  CDHU  tem  363  contratos  ativos no município, no entanto, 71 mutuários estão com mais de três prestações atrasadas, o que representa um  índice  de  19,5% de inadimplência. Para facilitar a negociação com esses  mutuários,  a  equipe  da  Companhia  fará plantão no Ginásio de Esportes  Omar  Nogueira,  Rua  Alexandre  Simões  de Almeida, n.º 378, Centro. O horário de atendimento será das 9h30 às 15h30.

A  meta  é  diminuir  os percentuais de inadimplência não apenas em Ibirarema,  mas em todo o Estado e aumentar a arrecadação. Para tanto, já foram adotadas uma série de medidas para recuperar o crédito habitacional e  estimular a negociação de débitos dos inadimplentes. Os resultados têm sido  positivos. Em abril, a CDHU atingiu o menor índice de inadimplência dos  últimos  três anos, fechando o mês com 23,3%.

No início de 2007 esse número era de quase 30%. A  Companhia  também  bateu um recorde histórico. Atingiu a maior arrecadação  mensal da sua história, com R$ 25 milhões recebidos de uma carteira  de  307  mil mutuários, em março. Desse total, mais de 39 mil estavam em atraso há mais de um ano, o que significa uma recuperação de crédito inédita em apenas um mês.

Essas  medidas fazem parte do programa “Sempre em Dia”, que reduziu os  juros  das  prestações em atraso de 12% para 3% ao ano. Além disso, o mutuário pode parcelar o débito, ampliar o prazo contratual como forma de baixar o valor da prestação e ainda, após fazer o acordo, utilizar o FGTS para  quitar ou reduzir o financiamento. Se preferir, o Fundo de Garantia pode  ser  usado também para diminuir em até 80% o valor da prestação, de acordo  com  a  renda  familiar.

Quem quitar a dívida à vista tem isenção total dos juros de mora. Os  mutuários que quiserem saber mais sobre o programa “Sempre em Dia” podem   acessar   o  site  www.cdhu.sp.gov.br.  Lá,  eles  têm  acesso  a informações  sobre  o  financiamento,  emissão  de boletos de prestações, cálculo  do  parcelamento  da  dívida,  acordos  e emissão de parcelas de amortização de débitos.

Da Secretaria da Habitação