CDHU e CPFL apresentam sistema de aquecimento solar em Bauru

Moradores do Bauru H serão orientados sobre uso e vantagens do equipamento

sáb, 19/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a CPFL Energia vai instalar aquecedores solares nas 240 casas do Conjunto Habitacional Bauru H, em Bauru. Neste sábado, 19 de fevereiro, o sistema foi apresentado aos moradores no Condomínio 2, Rua Sorocabana, Vila Industrial.

A apresentação marcou o início do processo de instalação dos equipamentos. Um estande demonstrando a operação orientou os moradores sobre o bom uso dos recursos energéticos e suas vantagens. Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece ainda a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura.

Bauru é um dos 14 municípios a receber os equipamentos fornecidos pela concessionária, cumprindo a primeira etapa do convênio firmado entre CDHU e CPFL, em dezembro de 2009. O acordo prevê a instalação de 6.691 aquecedores solares em conjuntos localizados nos municípios pertencentes à área de concessão da CPFL. O aparelho proporciona economia de energia elétrica e pode reduzir em até 40% o valor da conta de luz dos mutuários.

Sistema

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho. Com esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.

Segundo estudo da consultoria Biofinance, encomendado pela CDHU, a instalação de 30 mil aquecedores pode reduzir a emissão de CO2 em 4,7 mil toneladas ao longo de 10 anos. Até o fim de 2011, o estado de São Paulo terá um total de 30 mil residências da Companhia adotando este sistema.

A Companhia também tem convênio deste tipo firmado com a Bandeirante Energia do Brasil pelo Programa de Eficiência Energética da CDHU. O acordo com a empresa prevê a instalação de 4,8 mil aquecedores solares em conjuntos já entregues pela CDHU.

Da CDHU