Catavento organiza novo encontro da rede temática de museus de ciências

Quarta edição da iniciativa busca promover o intercâmbio e compartilhamento de experiências entre instituições da área

dom, 08/09/2019 - 9h43 | Do Portal do Governo

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, organizará o 4° encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia, no dia 24 de setembro, das 10h às 13h.

Vale destacar que a rede tem o objetivo de fortalecer e disseminar experiências entre instituições ligadas à ciência, o que inclui museus e centros de pesquisas. A filiação também está aberta a todos que tenham interesse permanente na pesquisa, preservação e interpretação do mundo científico.

A ação também busca: fortalecer a competência por meio de compartilhamento de informações, reuniões e intercâmbio de experiências; cooperar em exposições, pesquisa, divulgação/aprendizagem, documentação e conservação; organizar reuniões da rede anualmente, além de promover itinerâncias entre instituições ligadas à ciência.

A iniciativa será realizada pelo Programa de Integração ao Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) e pelo Centro de Referência do Museu Catavento. As inscrições devem ser feitas pela internet.

Museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada espaço foi elaborado com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes.

Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Na área externa, também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.