Casa das Rosas promove curso sobre roteiro audiovisual e curta-metragem

Atividade gratuita acontecerá aos sábados, entre os dias 9 e 23 de março; inscrições podem ser feitas pela internet

qui, 07/03/2019 - 9h13 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas, integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerenciada pela Poiesis, organizou para o mês de março uma oficina para quem se interessa por cinema e literatura.

A atividade, denominada “Do conto ao curta”, acontecerá aos sábados, entre os dias 9 e 23, das 16h30 às 18h30, e abordará a prática da adaptação de roteiro audiovisual para curta-metragem. As aulas são gratuitas – para participar, basta se inscrever pelo site do museu.

Os coordenadores da oficina, Donny Correia e Reynaldo Damazio, apresentarão aspectos da narrativa breve, como trama, ambientação, personagens, ritmo e diálogo, que funcionarão como base para a exploração dos conceitos e para a adaptação final.

“A proposta do curso é juntar duas linguagens, a da narrativa de ficção e a do cinema, proporcionando aos participantes a rara oportunidade de exercitar a escrita do conto breve e a sua adaptação para um roteiro de curta-metragem, que pode até ser filmado pelo celular”, explica Reynaldo Damazio.

“É uma espécie de dois em um, em que vamos explorar os diálogos entre literatura e audiovisual”, acrescenta. Reynaldo Damazio é editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. O coordenador é formado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Propaganda e Marketing pela ESPM. Donny Correia é poeta e cineasta, além de mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP.

Preservação

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950.

Localizada em uma das vias mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.