Casa das Rosas inaugura exposição em comemoração ao ano do Brasil na França

Evento terá série de palestras, teatro e ciclo de debates

qua, 02/09/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Após a realização do “Ano do Brasil na França – Brésil Brésis”, em 2005, que mobilizou mais de 15 milhões de pessoas em todo o território francês, brasileiros e franceses celebram, em 2009, o Ano da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países. O “França.Br 2009” promove atrações em todo o país. A Casa das Rosas também participa do evento e abre suas portas para receber uma série de atividades que inclui palestras e encontros para discutir a importante influência da França na literatura e na poesia brasileiras.

Confira a programação:

Exposição literária

Na sexta-feira, 4, às 20h, a Casa das Rosas abre a exposição “A Presença do Livro Francês na Biblioteca de Intelectuais e Escritores Brasileiros”, que terá originais da literatura francesa que faziam parte das bibliotecas de grandes autores brasileiros, como Guilherme de Almeida, Haroldo de Campos, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Caio Prado Jr., Milton Santos e Pierre Monbeig. A exposição funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

Namahaiku en Français

A apresentação abre o evento. “Namahaiku” é uma forma de poesia sensorial desenvolvida por Almir Almas e Daniel Seda. É notória a influência que os gravuristas japoneses Hokusai e Hiroshige, entre outros, exerceram sobre os pintores impressionistas após a restauração Meiji no Japão. Essa influência chegou à literatura e ecoou em escritores franceses modernos de inegável relevância, como Paul Éluard (1895-1952) e Henri Michaux (1899-1984).

Ciclo: O Livro da França no Brasil
De 15 a 17 de setembro, das 10h às 21h

A área de Língua e Literatura Francesa da Universidade de São Paulo (USP) e o Escritório de Livro do Governo Francês propõem a discussão do papel do livro francês na formação da cultura letrada brasileira. Essa discussão se dará no Ciclo Presenças do Livro Francês no Brasil: traduções, ensino e bibliotecas de escritores.

O Ciclo terá três eixos: II Encontro de tradutores de obras francesas no Brasil (15 e 16/9); Colóquio sobre o livro francês no ensino brasileiro (17/9) e Colóquio sobre o livro francês na biblioteca dos escritores brasileiros (18/9).

Ciclo de Palestras
5 de setembro
Arthur Rimbaud – Roberto Piva

A palestra trata sobre Rimbaud e sua experiência visionária, debatendo sua obra poética, além da relação da poesia do palestrante com a figura mítica do poeta francês.

12 de setembro
Gustave Flaubert, um desconhecido de nosso século XIX – Com Verónica Galíndez-Jorge
Apresentar a obra de Flaubert a partir de suas principais publicações e manuscritos e refletir acerca das razões pelas quais Flaubert não consta entre os autores franceses que mais influenciaram a literatura brasileira em seu período de formação, para, finalmente, avaliar sua presença na biblioteca de Machado de Assis.

13 de setembro
Guillaume Apollinaire – Com Alvaro Faleiros
Guillaume Apollinaire é um dos mais importantes escritores da modernidade. Autor que realizou uma série de experimentos e construiu uma das líricas mais densas do século XX. O intuito é apresentar para o público as linhas de força de sua poética e comentar a recepção do poeta pelos autores brasileiros.

19 de setembro
Guilherme de Almeida, tradutor de poesia francesa
Com Marcelo Tápia

Dono de uma marcante obra tradutória, Guilherme de Almeida exerceu papel de pioneiro entre os poetas pensadores da tradução poética no Brasil. O objetivo da palestra é apresentar os conceitos desenvolvidos pelo escritor modernista a respeito de tradução de poemas e discutir recriações com foco naquelas que realizou a partir da obra de poetas franceses, reconhecidas pela crítica como modelares.

20 de setembro
Dois ao cubo: alguma poesia francesa contemporânea – Com Roberto Zular
A palestra tem o objetivo de discutir uma linha de força da poesia francesa. Trata-se de pensá-la no arco da tensão entre imaginário e cálculo, imprevisto e construção, tal como ela se dá em poetas mais consagrados (como Jacques Roubaud) e naqueles que despontam nos anos 1990 (Philippe Beck e Jean-Michel Espitallier).

Teatro
O Segundo Sexo: uma homenagem à obra de Simone de Beauvoir
Com Cia. Teatral Magna Mater
Debate: sábado, 5 de setembro, das 16h às 21h30
Apresentação teatral: domingos 6, 13 e 20 de setembro, às 19h

Homenagem aos 60 anos da obra “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir. Profissionais de diversas áreas debaterão a atualidade e a pertinência da obra da escritora. Entre as convidadas, estão Dra. Albertina Duarte Takiuti (médica e escritora), Larissa Pelúcio (doutora em Ciências Sociais e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu – Unicamp), Margarida Rauen (diretora cênica e professora doutora em dramaturgia e encenação). Também serão apresentadas performances e intervenções cênicas sobre o universo feminino com grupos convidados.

Serviço
França.Br 2009 na Casa das Rosas
Inauguração da exposição “A Presença do Livro Francês na Biblioteca de Intelectuais e Escritores Brasileiros”

Data: 4 de setembro, 20h às 21h
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
Telefone: (11) 3285-6986
Entrada franca
De 4 a 27 de setembro
Informações: www.casadasrosas-sp.org.br e www.poiesis.org.br