Cartilha do Procon-SP dá dicas de como fugir das dívidas

Fundação também oferece o serviço do Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado, além de palestras gratuitas

qua, 10/08/2016 - 8h36 | Do Portal do Governo

Quer saber como fugir das dívidas? A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, atualizou sua cartilha Cinco ações para quitar as dívidas e sair do vermelho. Nela, o consumidor pode encontrar dicas importantes para se organizar financeiramente e sair do endividamento. Além das cartilhas, todas disponíveis no site, o Procon-SP também oferece palestras e atendimento às pessoas físicas que tenham mais de 30% de sua renda comprometida com dívidas.

Nas palestras os consumidores recebem dicas sobre como optar por cartões de crédito sem taxas ou com milhagens vantajosas e utilizá-los apenas em caso de necessidade e, sabendo que terá dinheiro para quitar a compra, usar conta corrente sem tarifas (rol de serviços essenciais). Nas aulas também é ensinado como rever pacotes de TV a cabo, celular e internet com preços mais baratos, refinanciar dívidas, fazer a portabilidade de empréstimos, entre outras medidas. A troca de experiências dos participantes ajuda os consumidores a refletir sobre o problema e como sair dele.

No Núcleo de Atendimento ao Consumidor Superendividado os consumidores são atendidos por especialistas que ajudam a realizar a renegociação das dívidas. Podem participar como consumidores as pessoas físicas, maiores de 18 anos, idôneos e com renda, já que o Procon-SP não trabalha com perdão de dívida e, que tenham pendências com bancos, financeiras, cartões de crédito e lojas de varejo.

É preciso diferenciar dívidas de despesas, por exemplo, condomínio e mensalidade escolar são despesas, financiamentos e empréstimos são dívidas.

Veja a Cartilha completa aqui.

Do Portal do Governo do Estado