Carreta de mamografia atende em Mogi das Cruzes

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame

qui, 11/08/2016 - 20h13 | Do Portal do Governo

A carreta-móvel do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, chegou à cidade de Mogi das Cruzes na última terça-feira (9). O veículo, que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos, está instalado na Rua Doutor Deodato Wertheimer, 1.394, centro de Mogi, próximo à Praça da Marisa.

O serviço está disponível das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 13h, exceto feriados. O atendimento deverá ser realizado por pelo menos 30 dias, sendo que a permanência poderá ser ampliada conforme a demanda da região.   

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também podem receber atendimento, desde que tenham em mãos um pedido médico emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A iniciativa da Secretaria tem por objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para tanto, quatro carretas têm percorrido os municípios paulistas desde o ano passado.

Estrutura das carretas
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Balanço do Programa
Desde o início de 2014, as carretas já estiveram em 118 locais. Nesse período, mais de 93,8 mil mulheres puderam realizar gratuitamente exames de mamografia, ultrassom e biópsia, que permitem o diagnóstico precoce da doença. Desse total, 1.270 pacientes foram direcionadas a centros de referência que integram a rede oncológica de SP para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos. 

As informações são da Secretaria de Estado da Saúde.

SERVIÇO
Carreta-móvel do Programa “Mulheres de Peito” em Mogi das Cruzes
Rua Doutor Deodato Wertheimer, 1.394, centro de Mogi, próximo à Praça da Marisa
Atendimento: das 9h às 18h de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 13h, exceto feriados
Informações:
Call Center da Secretaria pelo número 0800-779-0000 – o serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às17h, exceto feriados 

Do Portal do Governo do Estado