Caravana do Trabalho fará diagnóstico da mão-de-obra em SP

Resultado do levantamento será parâmetro para investimentos na qualificação de trabalhadores

sáb, 04/08/2007 - 11h02 | Do Portal do Governo

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e a qualificação profissional é item fundamental para se conseguir emprego. Ricardo Nogueira, headhunther e vice-presidente de recrutamento e seleção da Case Consultores, explicou que “há vagas, o que falta é qualificação profissional. Se esse trabalhador não tiver os requisitos mínimos exigidos, simplesmente não consegue o tão almejado emprego”.

A Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), atenta a essa questão, iniciou o projeto Caravana do Trabalho, que tem como base a qualificação profissional do trabalhador. Por meio de pesquisa inédita realizada em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a secretaria enviará aos prefeitos dos 645 municípios paulistas formulário que servirá como parâmetro para investimentos nesse setor.

“Hoje, os investimentos feitos por órgãos públicos em cursos de qualificação profissional ocorrem sem que haja mapeamento que aponte as demandas de mão-de-obra. Além disso, esses cursos de qualificação financiados com dinheiro público são oferecidos aleatoriamente, sem a garantia de que o trabalhador que passou pelo treinamento encontrará vaga no mercado”, explicou Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e Relações do Trabalho.

A pesquisa abordará os seguintes temas: ocupações necessárias, quantidade e localidade. “Existe defasagem de informação em todo o País, não apenas em São Paulo. Sem essas respostas é impossível dizer que tipo de trabalhador está faltando em determinado município”, analisou o secretário.

O programa

O Caravana do Trabalho, integrado pelo secretário do Trabalho e técnicos do Seade, estará em 19 municípios-sede de regiões administrativas. As visitas começaram no dia 12 de julho e terminarão no dia 21 de setembro. A primeira cidade a receber o projeto foi Presidente Prudente. Desse evento participaram 33 prefeitos da região do Pontal do Paranapanema e outros representantes das prefeituras. As visitas serão encerradas na cidade de São Paulo.

Durante os encontros, os prefeitos recebem as informações sobre o projeto e um questionário, elaborado pela Fundação Seade, que deverá ser devolvido no máximo em 15 dias. “Todos os questionários devem ser preenchidos e entregues até o final de outubro, para que haja tempo de aprovar no orçamento, que será entregue neste mês, da verba para iniciar os cursos em 2008”, explicou Afif.

O questionário contém perguntas relacionadas ao mercado de trabalho na região. Com essas informações, a Fundação Seade reunirá os dados numéricos que possui e com o cruzamento das informações será gerado o diagnóstico do emprego. A radiografia do mercado de trabalho faz parte do Plano Estadual de Qualificação (PEQ). Foram investidos pouco mais de R$ 1,5 milhão nessa pesquisa. A expectativa da Sert é atender, no primeiro ano, 1% da População Economicamente Ativa (PEA) de São Paulo, algo em torno de 200 mil pessoas.

Bioenergia

Afif explicou que o diagnóstico possibilitará a elaboração de um plano plurianual para a qualificação profissional. “Será feito um planejamento para esse setor durante pelo menos quatro anos. Ele garantirá ao Estado as melhores maneiras de investir em novos cursos, nas mudanças que estão ocorrendo no mercado, etc.”. Esse diagnóstico apontará as necessidades de cada localidade e as tendências do mercado de trabalho para o futuro. “É o caso da bioenergia que vai mudar o perfil do Estado. Os cortadores de cana-de-açúcar perderão espaço com a mecanização da lavoura. Com a colheitadeira, 80 deles serão liberados. Temos de nos preocupar com esses trabalhadores”, diz o secretário.

Os recursos virão do Fundo de Atendimento ao Trabalhador (FAT), do Orçamento do Estado e de outras fontes. O Caravana do Trabalho passou por Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, Bauru, Votuporanga e São José do Rio Preto. Contou com a participação de representantes de mais de 80% dos municípios convidados.

Cursos

Outros parceiros da Sert neste projeto são o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), que atende mais de cem mil estudantes de ensino médio e técnico para os setores industrial, agropecuário e serviços, em mais de 70 habilitações. E também 26 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), que respondem por cerca de 20 mil alunos, em 31 cursos superiores de graduação. Caberá ao Paula Souza aplicar os cursos e ser a certificadora oficial dos cursos de qualificação. A Fundação Padre Anchieta dará o apoio didático. “Os vídeos produzidos pela TV Cultura serão uma ferramenta a mais para o professor trabalhar na sala de aula”, explicou Afif.

A Fundação do Desenvolvimento Administrativo Público (Fundap) fará a avaliação de todo o processo: resultado do diagnóstico, implantação dos cursos e aproveitamento dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Leia também:

Google do Emprego

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial