Caranguejos protegidos durante o defeso; veja as ações de fiscalização

Diariamente são feitos patrulhamentos preventivos em pontos de comercialização, principalmente os localizados à beira de rodovias

sáb, 31/10/2015 - 17h57 | Do Portal do Governo

Desde o 1º dia de outubro de 2015 está em vigor o defeso dos caranguejos-uçás (machos e fêmeas). O período do defeso dessa espécie de caranguejo vai até o dia 30 de novembro, se estendendo até 31 de dezembro, para as fêmeas uçás.

Já os caranguejos-guaiamuns estão protegidos também desde o dia 1º de outubro e só poderão ser pescados depois do dia 1º de abril de 2016. Até lá, está proibida qualquer tipo de pesca desses caranguejos.

Fiscalização
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, diariamente são feitos patrulhamentos preventivos em pontos de comercialização, principalmente os localizados à beira de rodovias. Durante todo o defeso, a Polícia Ambiental está constantemente monitorando esses pontos.

Junto com a Polícia Ambiental, a Fundação Florestal e a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental atuam na prevenção e combate à pesca predatória de forma integrada, cada qual como parte integrante do Sistema Integrado de Monitoramento Marítimo (SIMMar), no planejamento, execução e monitoramento das ações.

Entenda mais sobre o defeso no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Do Portal do Governo do Estado