Caraguatatuba terá cursos técnicos gratuitos

Classe descentralizada do Centro Paula Souza oferecerá cursos de Logística e Contabilidade

qua, 15/07/2009 - 16h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Geraldo Alckmin, assina nesta quarta-feira, 15, um convênio com a prefeitura de Caraguatatuba para implantação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza no bairro Indaiá. A cerimônia de assinatura será realizada às 19 horas, na sede da Secretaria de Desenvolvimento e contará com a presença do prefeito Antônio Carlos da Silva.

A classe será implantada na escola municipal Professora Maria Elma Mansano. Serão oferecidos cursos técnicos gratuitos de Logística e Contabilidade, no período noturno. As aulas começam no dia 3 de agosto, com 40 vagas em cada curso.

A implantação da nova classe descentralizada faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. O plano, que é uma das prioridades do governador José Serra, tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades até 2010.

Empregabilidade 

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois aparecem serviço público (16,3%), microempresas (15,9%), pequenas empresas (15,8%), e propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.

Da Secretaria de Desenvolvimento