Capacitação do Programa São Paulo Solidário chega a mais 87 municípios

Expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Fundap é entrevistar 185 mil famílias até outubro

ter, 03/09/2013 - 10h48 | Do Portal do Governo

A quarta etapa de capacitação do Programa São Paulo Solidário prevista para este ano já teve início. Mais 87 municípios do interior paulista são preparados para identificar a população em condições de extrema pobreza. O programa visa promover a mobilidade social das pessoas que vivem com algum tipo de privação social.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo) têm a meta de entrevistar 185 mil famílias até outubro. Visitadores sociais, técnicos e interlocutores municipais de oito Diretorias Regionais passarão por treinamento em videoconferência entre os dias 2 e 5 de setembro em cidades polos.

A expectativa é preparar mais 847 pessoas em aspectos conceituais e operacionais, preparando os visitadores para três funções básicas: abordar as famílias em situação de pobreza multidimensional; aplicar o questionário elaborado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que tem por base identificar privações além da renda, nas áreas da Saúde, Educação e Padrão de Vida; além de manipular o computador de mão (chamado de PDA) utilizado no registro das informações de cada família entrevistada.

Com o fim do treinamento, terá início as visitas casa a casa nos bolsões de pobreza das cidades concentradas nessa etapa (Busca Ativa). Este é o quarto grupo de visitadores capacitados. Os primeiros atenderam 315 municípios. Cerca de 340 mil famílias foram entrevistas na Busca Ativa dessas cidades.

Do Portal do Governo do Estado