Campanhas impulsionam coleta da Fundação Pró-Sangue

Nos últimos meses, instituição contou com apoio de empresas e coletivos que ajudaram a manter as reservas em níveis satisfatórios

sex, 09/11/2018 - 11h04 | Do Portal do Governo

Para coletar 12 mil bolsas de sangue, volume de sangue necessário para dar atendimento a mais de 100 instituições de saúde, a Fundação Pró-Sangue precisa mobilizar todo mês cerca de 14 mil candidatos aos seus postos. Por isso, é fundamental a criação de campanhas.

Nos últimos meses, a Pró-Sangue contou com o apoio de algumas empresas e coletivos que ajudaram a manter as reservas em níveis satisfatórios. Veja abaixo algumas delas.

Doação alvinegra – A campanha Sangue Corinthiano é um bom exemplo. Desde 2008, os organizadores da ação usam a força e a união dos torcedores alvinegros para conscientizar a população do país sobre a importância de doar sangue.

A última ação ocorreu no último sábado de setembro, no posto Clínicas. Em um único dia, os organizadores conseguiram trazer centenas de candidatos, cujas doações responderam por mais da metade da coleta do dia que, aliás, é o mais movimentado da semana.

Como novidade da última rodada, os participantes da campanha puderam fazer um agendamento prévio da sua doação por meio de um sistema informatizado, o que facilitou o atendimento dos candidatos de modo geral.

“Costumo doar em todas as campanhas feitas ao longo do ano, As realizadas na Arena Itaquera são sempre muito bem organizadas”, conta a atendente Erika Pereira.

Mobilização em grupos – Outra ação digna de nota é a campanha da Potenza. Engajada em várias iniciativas voltadas ao bem-estar do cidadão, a empresa se empenha na luta pelos direitos à educação, alimentação, diversão, e saúde. E neste último item em particular, a doação de sangue é um dos grandes temas privilegiados.

Desde 2011 a Potenza engaja seus colaboradores a doar sangue na época da Semana Interna de Prevenção dos Acidentes de Trabalho – SIPAT da empresa. E a mobilização não é pequena. Através dessa ação, organiza grupos de doação, trazendo centenas de funcionários aos nossos postos de coleta.

Contribuir na construção de uma sociedade melhor é a vocação da empresa. E se depender do quesito doação de sangue, realiza direitinho a lição de casa. Só neste ano, mobilizou 386 candidatos que resultaram em 202 bolsas para manutenção do estoque da Fundação.

Trabalho de formiguinha – Ao lado das grandes campanhas, os coletivos também tiveram sua importância na manutenção dos estoques. Como destaque, temos o esforço da Ação Voluntária SP. Há anos os integrantes do grupo estão ‘cavando’ novas oportunidades para dar evidência à doação voluntária de sangue.

Para tanto, esses inveterados apoiadores da causa participam de uma série de eventos, feiras e ações comunitárias distribuindo folhetos com os pré-requisitos de doação e cartazes das campanhas institucionais da Pró-Sangue. Nessa atividade, fazem uma conscientização junto à população incentivando as pessoas a doarem sangue.

Sem dúvida, um trabalho de formiguinha realizado durante o ano inteiro e que tem como único objetivo dar visibilidade à doação de sangue para quem ainda não conhece a fundo a causa.

Procedimento para doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

“É importante que as pessoas que moram perto de hemonúcleos e bancos de sangue procurem estas unidades para a doação. O sangue e as plaquetas são essenciais para os atendimentos de urgência e emergência”, explica Dante Langhi, diretor da Hemorrede.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

Segundo Sandra Montebello, médica da Fundação Pró-Sangue, o alerta para o risco de faltar sangue é constante e independe do atual momento acarretado pela greve. “Crises econômicas em geral afetam o funcionamento do banco. Pessoas não querem faltar ao trabalho e, muitas vezes, não têm dinheiro nem mesmo para o transporte até o hemocentro mais próximo. E se os níveis de estoque baixam ainda mais, a situação poderá ficar preocupante”.

Carlos Roberto Jorge, médico da Fundação Pró-Sangue, reforça o apelo da importância de doar. “Festas, Carnaval e imunização contra a febre amarela no verão diminuíram consideravelmente os estoques. Vir bem alimentado e com documento de identificação para a entrevista de triagem inicial já é suficiente para ajudar”, afirma.