Campanhas e equipamentos garantem segurança e conforto nas estações

Usuários contam com serviço de denúncia e intervenções de conscientização

ter, 26/01/2010 - 13h14 | Do Portal do Governo

Diversas iniciativas do Metrô e CPTM tornam as estações cada dia mais confortáveis e seguras para os usuários, que também recebem constantes campanhas de conscientização para mantê-las assim.

Os usuários são os principais agentes de conservação e de qualidade das estações. Uma das comprovações disso, são as 5 mil mensagens que a CPTM recebeu, somente em 2009, no serviço de denúncia por SMS da companhia. Entre as principais reclamações/denúncias estão o comércio ambulante dentro dos trens (23%) e o som alto de aparelhos eletrônicos (22%).

Para fazer uma denúncia via torpedo, basta enviar uma mensagem por celular para o número 7150-4949. Para maior eficiência na resposta da segurança, a CPTM orienta seus usuários a não esquecerem de teclar os seguintes dados na mensagem SMS: o tipo de infração cometida, características do autor, vagão (número ou posição 1º, 2º etc), número da linha, sentido do deslocamento do trem e próxima estação de parada.

Além da denúncia, campanhas educam os usuários. Na “A Respeito do Respeito”, atores contratados pela CPTM realizam cenas bem-humoradas para alertar sobre hábitos inadequados em relação à segurança, cidadania e saúde nas estações. A ação teve início em dezembro na estação Brás e termina em 12 de fevereiro.

A tecnologia também é outra ferramenta para garantir o conforto e segurança do usuário. A CPTM substituiu as antigas cancelas de madeira de acionamento mecânico por portões metálicos deslizantes automáticos, localizada em Brás Cubas (Mogi das Cruzes), na Linha 11-Coral (Luz-Estudantes).

Na capital, a Estação Sacomã conta agora com portas automáticas (substituindo o modelo de catracas), quatro elevadores e pisos táteis projetados para a circulação de pessoas com deficiência, além de uma porta de contenção entre o vão e a plataforma, que evita acidentes e acesso aos trilhos.

Do Metrô, CPTM e Portal do Governo do Estado de São Paulo