Campanha do Agasalho de 2007 bate recorde de arrecadação

Em três meses, foram doadas 19,7 milhões de peças

qui, 02/08/2007 - 16h01 | Do Portal do Governo

A Campanha do Agasalho de 2007 foi encerrada nesta quinta-feira, 2, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes com uma boa notícia: recorde de arrecadação. Coube à presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, anunciar a grande marca de 19.770.000 peças arrecadadas.

Monica Serra, destacou que o foco da campanha neste ano foi arrecadar peças em bom estado. “Além de calor, queremos levar dignidade para quem vai receber os agasalhos”, disse. Para uma platéia de  cerca de 500 convidados – entre representantes de Fundos Municipais, primeiras damas e coordenadoras da Campanha na Capital e no interior –, a primeira dama enfatizou a missão do Fundo de Solidariedade na Campanha do Agasalho. “Cabe ao fundo promover e coordenar a solidariedade geral da população em favor dos necessitados. Essa Campanha já é uma das mais tradicionais do Estado de São Paulo e o envolvimento da população cresce a cada ano, o que prova o poder da solidariedade”, afirmou.

O poder da solidariedade também foi mencionado na apresentação da banda de rap “Por um Fio”, composta por funcionários do Call Center da Eletropaulo, que aproveitou o slogan da campanha “quanto mais gente, mais quente” para pedir conscientização da população para a doação de agasalhos.

Uma das metas da campanha deste ano era a arrecadação de cobertores. No total foram arrecadados mais de 400 mil, cerca de 30 % a mais do que no ano passado. As peças já estão sendo doadas para hospitais e albergues. No início da semana, a primeira dama do Estado foi pessoalmente entregar cerca de 700 peças a moradores de rua que não querem dormir em albergues da Capital.

Mobilização

Este ano, a Campanha do Agasalho mobilizou empresas, secretarias de Estado, órgãos públicos, imprensa, escolas, instituições financeiras, Fundos Municipais de Solidariedade e a sociedade civil, que depositou os donativos nas 18 mil caixas e 400 mil sacolas distribuídas em todo o Estado. 

As peças publicitárias com a imagem da apresentadora Ana Maria Braga foram produzidas, gratuitamente, pela Agência DPZ. O publicitário, Roberto Duailibi, sócio-diretor da agência, fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo FUSSESP. “O objetivo é amenizar o sofrimento de quem está com frio, um trabalho de conscientização para que a população faça a doação e contribua com a inclusão social daqueles que recebem o agasalho”, disse Duailibi.

Em entrevista coletiva, a presidente do Fundo de Solidariedade fez um balanço positivo da Campanha deste ano. “Nesses três meses de campanha, o que vimos foi uma grande mobilização em todo o Estado, empresas e população participando de um novo conceito de solidariedade que o Fundo está implantando, a solidariedade inclusiva”, disse Monica Serra.

O evento também contou com a presença de Pedro Piva, presidente do Conselho de Administração da Klabin, empresa que doa as caixas e sacolas coletoras; de José Sidney Martini, presidente da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, que fez a entrega de uma placa comemorativa em homenagem a todos os doadores; e representantes da Policia Militar e da Policia Civil.

Os cobertores, moletons, malhas, gorros e sapatos arrecadados estão sendo distribuídos desde o início da campanha nos 645 municípios do Estado e em mais de 2.500 entidades da capital cadastradas no FUSSESP.

A campanha começou no início de maio e terminou oficialmente nesta quinta-feira, mas as doações podem continuar. Interessados em ajudar podem entrar em contato com o FUSSESP pelo site: www.fundosocial.sp.gov.br ou pelo telefone 3874-6738.

Do Fussesp