Campanha do Agasalho arrecada mais de 23 milhões de peças

Ação da FUSSESP teve apoio de Secretarias, Fundações Estaduais e iniciativa privada

qua, 29/07/2009 - 12h42 | Do Portal do Governo

Atualizado em 3 de agosto às 15h50

O governador do Estado de São Paulo, José Serra, e a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra, encerraram na última quarta-feira, 29, a Campanha do Agasalho 2009 em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes. Foram arrecados 23.145.000 peças desde o início da campanha, em 12 de maio, o que equivale a uma média de 300 mil unidades por dia.

No ano passado, foram doados 21,7 milhões de peças, um crescimento de cerca de 7%. “Arrecadar mais a cada ano significa que a generosidade do paulista está aumentando”, disse Monica durante anúncio de balanço. No 13º ano de sua realização, a campanha contou com 2 mil parcerias, 360 mil sacolas e 25 mil caixas para arredacação em todo o Estado de São Paulo.

A iniciativa promove a formação de uma grande rede de solidariedade, que se tornou a maior ação do FUSSESP e envolve todas as secretarias estaduais, autarquias, fundações e parceiros da iniciativa privada. “A campanha aponta ferramentas muito eficazes na perseguição dos resultados que são, de um lado, as parcerias com a sociedade civil, com o setor produtivo e com os órgãos governamentais, e, do outro, o engajamento, essencial dos fundos sociais municipais”, ressaltou o governador.

Também participou da divulgação do balanço, o grupo artístico Circo Roda Brasil, que fez uma apresentação no local.

A Campanha

Neste ano, valores como conscientização e reflexão sobre questões ambientais e sustentabilidade foram vinculadas ao conceito de solidariedade com a campanha dos “Três Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Os agasalhos e cobertores doados puderam ser depositados nos vários postos de coleta espalhados estrategicamente em escolas, drogarias, supermercados, estações de trem e metrô, shoppings, empresas, condomínios e nos 645 Fundos Municipais de todo o Estado.

Na capital, estas doações foram distribuídas nos hospitais, albergues e nas 2 mil entidades cadastradas no FUSSESP. Outro destaque na arrecadação foi a caminhada organizada pela Federação Israelita que conseguiu a doação de 20 mil peças durante percurso em Higienópolis, na capital. Já no interior, a distribuição ficou por conta dos Fundos Municipais.

116 municípios assinam convênio com Fussesp

Para viabilizar programas sociais, o Fussesp, assinou convênio com 116 municípios paulistas para repassar recursos a programas de geração de trabalho e renda. A verba para cada cidade aumentou de R$ 10 para R$ 14 mil na gestão de Monica Serra como presidente do órgão.

O governador José Serra autorizou, por meio de decreto do dia 2 de julho, o Fussesp a celebrar convênio com os municípios, com seus Fundos Sociais.

A assinatura ajudará os municípios a desenvolver cursos de capacitação para centenas de pessoas, dando uma nova perspectiva de sustento para suas famílias. Com esses montantes, as cidades poderão adquirir materiais como máquinas de costura, cortadeiras de tecido, secadores de cabelo e fornos, entre outros.