Campanha chama atenção para crianças que esperam um lar

Governador Serra participou do lançamento do “Mude uma vida”, movimento promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros

ter, 28/08/2007 - 19h01 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na tarde desta terça-feira, 28, no Palácio dos Bandeirantes, da abertura da campanha “Mude um Destino”, promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa tem como propósito alertar a sociedade sobre a problemática dos menores que vivem em abrigos em todo o Brasil a espera de uma família.

 “No Brasil, estima-se que há 80 mil crianças morando em abrigos a espera de um lar. Embora seja um dado aproximado, é um número impactante. É uma campanha humanitária”, classificou o governador.

Serra defendeu que os recursos do Funcad (Fundo da Criança e dos Adolescentes) possa ser repassado a ações como a campanha “Mude um Destino”. “Quando fui prefeito de São Paulo dinamizamos muito os recursos do Funcad que hoje tem cerca de R$ 30 milhões”, lembrou o governador. “A junção determinada destas associações e da cooperação que fazemos pode dar um grande impulso a esta ação”, completou Serra.

Para o coordenador do movimento, Francisco Oliveira Neto, o objetivo é mostrar aos cidadãos brasileiros a importância de se assegurar a convivência familiar, incentivando o retorno dessas crianças e jovens às famílias biológicas ou sua inserção em família substituta, por meio da adoção.

Em São Paulo, cerca de mil crianças e adolescentes esperam pela adoção. “São grupos de irmãos que ninguém aceita e crianças com algum tipo de deficiência”, lamentou o juiz Reinaldo Torres de Carvalho da Corregedoria Geral de Justiça. “A criança que tem até três anos de idade, a partir do momento que é disponibilizada para a adoção, já é adotada no dia seguinte, não tem fila”, comparou Reinaldo Torres.

Prestigiaram o evento o secretário Estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey; o secretário Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Pinto Coelho Amato, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Celso Luiz Limongi; o presidente da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados), desembargador Sebastião Luis Amorim; a presidente do Fussesp (Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural), Monica Serra; e o humorista e músico Juca Chaves, que tem duas filhas adotivas.

Cleber Mata

(I.P.)