Campanha #AprenderParaPrevenir recebe inscrições até 1º de outubro

Iniciativa promove a percepção de riscos de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas

qui, 12/07/2018 - 20h28 | Do Portal do Governo

A Campanha #AprenderParaPrevinir chega à terceira edição e as escolas estaduais poderão se inscrever para participar até 1º de outubro, no mês Internacional da Redução de Desastres Naturais, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto é uma parceria do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) com a Secretaria da Educação.

Em 2018, com o tema “Água [D+ ou D-] = Desastre”, a ação pretende incentivar o desenvolvimento de projetos educativos voltados à prevenção de riscos de desastres socioambientais relacionados com a água (excesso ou escassez) e mapear os projetos educativos realizados no Brasil sobre o tema, promovendo um espaço de divulgação para eles.

Os projetos que estiverem de acordo com o Guia de Orientação da campanha participarão do sorteio de prêmios: 12 pluviômetros semiautomáticos (do Cemaden), que podem ser utilizados para medição das chuvas, e 12 kits educativos com livros, cartilhas e outras publicações sobre Educação em Redução de Riscos de Desastres.

Inscrições

Podem se inscrever escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, públicas, privadas, comunitárias e instituições de educação não-formal, no site da campanha #AprenderParaPrevenir.

No início deste ano, a Secretaria da Educação promoveu o II Seminário Estadual e I Internacional de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RRD). A ação levou à reflexão sobre a cultura de RRD no território nacional e ampliou o debate entre especialistas, professores e técnicos em educação no contexto, fomentando e disseminando a temática em todos os níveis.

Segundo Sergio Luiz Damiati, que integra a equipe técnica de Geografia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, os seminários trataram as questões de riscos e desastres no que pede a legislação brasileira. Ele afirma que “é importante para o aluno para que ele tenha uma percepção dos riscos que está sujeito e possa, então, trabalhar a prevenção”.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instituições que cuidam da temática e entender um pouco mais sobre os procedimentos da Defesa Civil no que se refere à Prevenção e à Resposta aos Desastres. “As mesas redondas foram muito esclarecedoras e envolveram questões técnicas, reflexões teóricas, formação continuada e prática pedagógica”, explicou Patricia Silvestre Águas, professora coordenadora de Núcleo Pedagógico de Geografia da Diretoria de Ensino Centro.

Parceria

A professora coordenadora de Núcleo Pedagógico de Ciências e Educação Ambiental da de Mogi das Cruzes, Elizabeth Reymi Rodrigues, destacou a importância da parceria. Segundo ela, “o primeiro ponto é estabelecer essas parcerias. Com isso, as escolas serão bem orientadas sobre planos de evacuação e outras ações”, diz.

Em Campos do Jordão, na Escola Estadual Theodoro Correa Cintra, as professoras Grazieli Vitoriano, de Geografia, e Aline Pellizola, de Língua Portuguesa, se juntaram após a participação no I Seminário, ainda em 2016. Depois do treinamento, ambas perceberam que era necessário mudar a abordagem dentro da sala de aula. “Com esse esclarecimento, percebi que precisava de uma linguagem adequada que abrangesse os alunos. E com o suporte teórico da disciplina de geografia montamos um grupo de produção de pesquisa, no qual os próprios alunos produziam conteúdos e materiais a serem divulgados”, esclarece Aline.