Campanha alerta para o câncer bucal na Unesp

Professores e alunos realizam atendimento, em Araraquara

qui, 02/08/2007 - 9h15 | Do Portal do Governo

De 3 a 12 de agosto, a Faculdade de Odontologia (FO), câmpus de Araraquara, realiza a 15ª Campanha de Prevenção do Câncer Bucal. A iniciativa, um projeto permanente de extensão universitária, coordenado pela docente Cláudia M. Navarro, da Disciplina de Diagnóstico Bucal, ocorrerá na Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara).

“Montaremos um consultório odontológico no ambiente da Feira para a realização de exames preventivos na população visitante, além de distribuição de folhetos com orientações sobre a doença”, afirma Cláudia. “No ano passado foram atendidas cerca de 200 pessoas, entre elas, 29 apresentaram lesões potencialmente malignas e foram encaminhados para tratamento na FO”, informou. As atividades realizadas pelos estudantes são orientadas por docentes da Disciplina.

Sintomas – Os coordenadores do programa indicam os principais sintomas da doença, entre eles, manchas brancas, vermelhas e negras, crescimento de tecido ao redor da boca, além de dificuldade de mover a língua e sensação de formigamento.

Para realizar um auto-exame, deve-se examinar o interior dos lábios, assim como a parte de baixo e de cima da língua, o céu e o assoalho da boca, os cantos das bochechas e toda a gengiva. A garganta também precisa ser analisada. Os docentes recomendam que o exame seja feito em um local iluminado, diante de um espelho, observando, inicialmente, se há algum sinal recente na região.

O procedimento deve ser repetido a cada seis meses. Na presença de algum dos sinais indicados, o paciente deve procurar um profissional de odontologia especializado em estomatologia ou dirigir-se ao serviço de medicina bucal da FO.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), esse é considerado o 7º principal tipo de câncer, o 5º entre os homens, e é responsável por cerca de 1,6% das mortes ocorridas no País. Fumo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção, feridas mal tratadas e desnutrição são os principais fatores que contribuem para o seu aparecimento. A Campanha visa alertar para a prevenção de novos casos e contribuir para o diagnóstico precoce, aumentando a possibilidade de tratamento e cura.

Da Unesp

C.M.