Cai o número de casos de dengue no estado em relação a 2010

Balanço preliminar da Secretaria da Saúde aponta redução de 94,7% em janeiro em relação ao mesmo período de 2010

ter, 15/02/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), os municípios paulistas informaram à Secretaria, até o momento, 571 casos autóctones (com transmissão dentro do estado) da doença em janeiro. No primeiro mês do ano passado houve 10.902.

Segundo os dados informados ao Sinan, a cidade de Ribeirão Preto concentra 45,7% dos casos confirmados em janeiro, seguida por Bauru, com 7%, e Ituverava, com 3,7%.

Capacitação

Ao longo do segundo semestre de 2010 a Secretaria capacitou seis mil agentes em todo o Estado de São Paulo para aprimorar o trabalho de controle de vetores e atendimento aos cidadãos com suspeita de dengue. Foram realizadas, no total, 51 oficinas, envolvendo 330 municípios considerados prioritários.

A iniciativa teve dois objetivos fundamentais: focar, de um lado, o controle do mosquito transmissor nas residências e em estabelecimentos com grande probabilidade de alojamento de criadouros (imóveis estratégicos e especiais) e, de outro, a avaliação de risco dos pacientes atendidos nos serviços de saúde, organização dos serviços e manejo clínico dos casos.

Dessa forma, garante-se mais efetividade nas ações de campo para combater o Aedes aegypti e assegura-se maior eficiência no atendimento aos casos suspeitos, evitando que pacientes infectados com o vírus da dengue evoluam para casos mais graves, como a febre hemorrágica, por exemplo.

Além do trabalho realizado pelo poder público, a Secretaria considera fundamental a mobilização de todos os paulistas, no sentido de removerem possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, uma vez que 80% dos criadouros estão no interior das residências.

Da Secretaria da Saúde