Cai número de casos graves de câncer de mama em SP

Diagnóstico precoce fez regredir em até 60% o índice de mulheres com o nível III da doença

seg, 22/10/2007 - 11h26 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo reduziu em 33% o número de mulheres que passam por tratamento de câncer de mama quando a doença já está em situação avançada. Levantamento feito pela Secretaria Estadual da Saúde indica que, em 2004, 1.314 mulheres paulistas passaram a fazer o tratamento quando a doença atingia o estágio III contra 874 mulheres na mesma situação em 2006. Os dados são da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp).

Se forem levadas em conta apenas as mulheres da capital paulista, a redução do número de casos de câncer de mama em nível III foi ainda maior, alcançando 60% em 2006. Em 2004 foram registrados 397 casos contra 159 no ano passado.

A principal razão para a queda do número de casos de câncer de mama em estágio avançado é a realização, a partir de 2005, de dois mutirões anuais de mamografia em todo o Estado. A ocorrência dos mutirões permite o diagnóstico precoce da doença, facilitando o tratamento e aumentando a chances de cura da mulher. No último mutirão, realizado em maio deste ano, foram atendidas cerca de 100 mil mulheres em mais de 300 serviços de saúde em todo o Estado.

O câncer de mama é considerado nível III quando os tumores atingem mais de 5 centímetros e já afetam os gânglios da axila. Neste caso, a doença já está tão avançada que é necessário fazer tratamento quimio e radioterápico, além de cirurgia para extração do tumor. O nível III do câncer de mama é o segundo em gravidade; além dele há o nível IV.

“Há dois anos, cerca de 40% das mulheres que procuravam tratamento no Hospital Pérola Byington chegavam com os tumores em estádio avançado, diminuindo as chances de cura. Em 2006, esse número caiu para 14%”, explica Luiz Henrique Gebrin, diretor da unidade, que é referência em saúde da mulher.

A detecção do câncer de mama em fases iniciais propicia uma redução do custo do tratamento e um aumento nas possibilidades de cura da paciente. “O diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama são fundamentais para aumentar as chances de cura da doença. As mulheres devem aproveitar o mutirão e fazer seu exame”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Por isso, é muito importante que, além de fazer o exame de mamografia, a mulher faça o auto-exame da mama periodicamente.

Veja como fazer o auto-exame de mama:

No Banho – Examine as mamas no chuveiro depois de ensaboa-las. Apalpe a mama (use a mão direita para verificar o seio esquerdo e vice-versa) procurando protuberâncias e caroços. Apalpe também as axilas e pescoço.

No espelho – Com os braços levantados, procure cuidadosamente por alterações de tamanho,forma e contorno de cada mama. Aperte os mamilos suavemente procurando secreções.

Deitada –  Coloque a mão direita atrás da cabela. Com a mão esquerda pressione suavemente a mama direita com movimentos circulares. Repita o exame na mama esquerda.

Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)