Cai inadimplência de mutuários da CDHU em Campinas

Desde o início do mês, 53% dos inadimplentes fizeram acordo com a companhia

sex, 17/08/2007 - 14h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) reduziu ainda mais o percentual de mutuários inadimplentes em Campinas. A companhia realizou sábado, 11, mais um plantão de atendimento para renegociar dívidas de mutuários inadimplentes. A ação foi integrada ao evento “Justiça para Todos”, idealizado pela juíza Mariella Nogueira, da 9ª Vara da Comarca.

A proposta desse mutirão de atendimento foi reunir diversas empresas com o objetivo de oferecer à população a oportunidade de efetuar acordos judiciais. Para facilitar a vida do mutuário, a CDHU fez o parcelamento de débitos sem  cobrar a amortização inicial. O prazo para o mutuário começar a pagar as prestações foi estipulado em 60 dias. Assim, a primeira parcela dos acordos será paga somente em outubro.

No início deste mês, a CDHU contabilizava 1.750 mutuários inadimplentes, ou seja, com mais de três prestações em atraso. Hoje, esse número caiu para 936, uma queda de 53%. Apenas durante o “Justiça para Todos”, a companhia atendeu 484 mutuários, dos quais 339 renegociaram suas dívidas, o que representa um índice de 70% de acordos firmados em um único dia, totalizando R$ 637,4 mil em débitos parcelados.

Cerca de 50 conciliadores e 100 estudantes de direito de universidades de Campinas, além de funcionários da CDHU, Telefônica, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Sociedade de Saneamento e Abastecimento de Água (Sanasa), Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab) e Vara da Família participaram do atendimento ao público.

“O objetivo foi fazer a aproximação entre o poder judiciário, a população e as prestadoras de serviço. Geralmente, as pessoas têm dificuldade nessa aproximação. Queremos que elas consigam, por meio de conciliadores imparciais, obter uma negociação justa e legítima”, afirmou a juíza Mariella Nogueira.

Sandra Regina Martins da Silva, 33 anos, auxiliar de cozinha, foi uma das pessoas que se beneficiou com o plantão. Ela mora no Conjunto Habitacional Campinas E, com o marido e dois filhos. “Eu atrasei os pagamentos porque mudei de emprego e o meu salário diminuiu. Hoje consegui o acordo e agora só falta revisar o contrato para ficar em ordem com a CDHU”, conta. Sandra só vai pagar a primeira prestação do acordo no final de setembro.

A CDHU foi a companhia que efetuou o maior número de acordos no “Justiça para Todos”. Foram 339 renegociações de débitos com mutuários, seguida pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), com 295 entendimentos, e pela a Telefonica, com 153. A Sanasa obteve 154 acordos e a Cohab firmou 85 pactos de renegociação. A Vara da Família concluiu o evento com 48 acordos firmados.

Da CDHU