Cadastro para o Jovem Cidadão pode ser feito no CAT Luz

Mais de 7 mil empresas utilizam o cadastro do programa do Governo do Estado para selecionar estagiários

qua, 08/10/2008 - 10h53 | Do Portal do Governo

O Jovem Cidadão, programa coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e  Relações do Trabalho (SERT), está mais próximo do estudante paulistano que cursa o 2º ano do Ensino Médio na rede pública estadual e quer ingressar no mercado do trabalho.

Parceria entre a SERT e a Secretaria Municipal do Trabalho,  permite a jovens procurar o Centro de Apoio ao Trabalho da Luz (CAT Luz) para se inscrever no Programa.

A iniciativa busca integrar, definitivamente, as ações de geração de trabalho, emprego e renda praticadas por estado e município e faz parte do protocolo de intenções assinado em no início do mês entre as duas secretarias

De janeiro a agosto de 2008, o programa Jovem Cidadão já encaminhou 31 mil estudantes da rede estadual de ensino da capital e Grande São Paulo para entrevistas em diversas empresas.

Segundo a coordenadora do CAT Luz, Roseli Saccardo, o objetivo da parceria é abrir mais uma opção de cadastramento para estágios. “Nós vamos recepcionar e encaminhar para a SERT. Lá, eles darão continuidade ao atendimento e direcionamento para as empresas interessadas nos estagiários”, explicou.

O critério de escolha para os estágios é a proximidade entre o endereço do interessado e a localização da empresa contratante, além do ranking de inscrição. Atualmente há 7.039 empresas no banco de dados do Jovem Cidadão.

A bolsa vale por seis meses e pode ser prorrogada por igual período. A remuneração varia de R$ 130 a R$ 300, mais benefícios e seguro de acidentes pessoais. A carga horária varia de quatro a seis horas diárias.

Para o coordenador do Jovem Cidadão, Amaury Fernandes de Jesus, a intenção é fazer com que as empresas parceiras absorvam o maior número possível de estagiários. “Além de proporcionarmos aos jovens uma iniciação profissional em ótimas empresas, queremos que elas empreguem os que se destacarem nos estágios”, explica Amaury.

Programa Jovem Cidadão – desde que foi criado, em 2000, quase 100 mil jovens participaram do Programa, que oferece oportunidade de inserção no mercado de trabalho por meio de estágio remunerado, em parceria com empresas e entidades sem fins lucrativos. O público-alvo é de jovens entre 16 e 21 anos, que estejam matriculados e com freqüência efetiva no ensino médio da rede pública estadual, em escolas localizadas na Grande São Paulo.

Além do CAT Luz, Poupatempos, Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Grande São Paulo e as secretarias das escolas já recebem inscrições. O jovem precisa apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. 

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho