Brodowski comemora aniversário na 32ª Semana Portinari

Evento terá 35 atividades culturais, espalhadas pela cidade

ter, 14/08/2007 - 7h03 | Do Portal do Governo

O Museu Casa de Portinari, em parceria com a prefeitura de Brodowski, cidade próxima a Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, realiza a 32ª Semana Portinari, entre os dias 15 e 22 de agosto.

O evento terá 35 atividades culturais, espalhadas pela cidade. A Semana Portinari começa com a abertura das exposições O Pintor da Paz e Portinari: arte e meio ambiente, compostas por textos, obras, fotografias e ilustrações que retratam importantes momentos da carreira de Portinari. A mostra da será no dia 15, às 20h. Após a abertura, no sábado seguinte, dia 18, artistas plásticos da região estarão presentes no evento Pintura Mural, em que painéis destes artistas serão expostos em locais públicos da cidade, como o Recanto Rebecchi.

Duas praças da cidade de Brodowski também receberão atrações culturais na semana do evento. Na Praça Martim Moreira, o público encontrará oficinas culturais de música, dança, canto, teatro e pintura facial artística. Um dos destaques no local será o show do Compadre Mineiro, que acontecerá às 20h nos dias 17, 18 e 21 e às 17h no dia 19. Em outra praça, a Cândido Portinari, serão oferecidas oficinas de pintura e escultura, além de cursos de pipas e apresentações de contadores de histórias. No local, um dos destaques será a apresentação do espetáculo Candim, da Cia da Casa Amarela de Catanduva, com direção de Drica Moraes. A peça será apresentada no dia 20, às 20h.

De quinta, dia 16, a domingo, dia 19, acontece a III Piazza della Nona, evento com várias atividades para homenagear seis famílias de imigrantes italianos da região, sendo uma delas a família Portinari. A Piazza terá danças, shows e comidas típicas da cultura italiana, fortemente presente em Brodowski e nos municípios vizinhos. De quinta a sábado, a festividade começa às 20h, e no domingo, às 14h30.

No encerramento da Semana será comemorado o aniversário da cidade, na Praça Cândido Portinari. Neste dia o público poderá ver o Grupo de Maracatu, de Franca, às 17h e a Serenata na Praça, dos Seresteiros de Ribeirão Preto, às 20h30.

Entre 15 de agosto a 15 de outubro, a Exposição Comemorativa Cândido Portinari estará em outros três museus. A Casa de Cultura Paulo Setúbal, em Tatuí, o Museu Histórico e Pedagógico Bernardino de Campos, em Amparo, e o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã, receberão os painéis da mostra, que apresentam informações em textos e ilustrações da vida e da obra do pintor.

Serviço:

32ª Semana Portinari

De 15 a 22 de agosto de 2007

Museu Casa de Portinari

Praça Cândido Portinari, 298

Brodowski, SP

Da Secretaria da Cultura

C.M.