Bombeiros vão prevenir acidentes com gás de cozinha

Projeto Chama Segura será lançado em março na capital

ter, 22/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A comunidade Ticoatira, na zona leste da Capital, será a primeira a receber o Projeto Chama Segura, que visa prevenir acidentes domésticos com gás de cozinha. Ação será estendida aos bairros que registram maiores incidências, conforme estatística do Corpo de Bombeiros. 

O Corpo de Bombeiros do Estado firmou uma parceria com a Ong Instituto Mensageiros para lançar o projeto no dia 26 de março. De acordo com os bombeiros, a maior incidência com acidentes desta natureza ocorre nos lares com renda familiar de até dois salários mínimos. Os principais fatores de risco são o pouco conhecimento sobre o uso correto do GLP – gás liquefeito de petróleo – e a falta de recursos para a manutenção dos equipamentos de instalação – mangueiras, reguladores e abraçadeiras.

“O projeto está alinhado às políticas públicas de segurança e saúde”, diz o comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Luiz Humberto Navarro.

Em 2010, ocorreram na capital 966 acidentes até o dia 12 de outubro, contra 1.352 de janeiro a dezembro de 2009. A maioria desses acidentes aconteceu em áreas periféricas. Em todo o Estado, foram 2,4 mil no ano passado.

Cinco mil kits

Inicialmente, serão distribuídos na capital 5 mil kits de mangueiras, reguladores e abraçadeiras de bujões, começando com a comunidade Ticoatira, mas o projeto deverá se expandido ainda este ano, de acordo com o coronel Navarro. Os equipamentos velhos ou defeituosos serão recolhidos e reciclados.

O comandante explica que, após a escolha da comunidade onde serão distribuídos os kits, será feito contato com associações de moradores para que eles participem da ação.

Eles serão convidados a assistir uma palestra, ministrada pelos bombeiros, no próprio local ou num quartel da Polícia Militar. Também será feita divulgação com folhetos e outros meios de comunicação da própria comunidade.

Da Secretaria da Segurança Pública