Bombeiros reforçam efetivo para combater afogamentos

Nos 13 primeiros dias do ano, 353 foram salvas nas praias do litoral

ter, 26/01/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Nos 13 primeiros dias de 2009, 353 foram salvas de afogamento por bombeiros que atuam nas praias do litoral Norte e Sul do Estado. Durante o verão, o Corpo de Bombeiros reforça seu efetivo para prevenir, orientar e conscientizar a população. Com o calor, aumenta o número de frequentadores nas praias, represas e lagoas e, com isso, os índices de afogamento crescem no período. Por isso, é necessária atenção redobrada dos banhistas e dos bombeiros.

Este ano, a população dispõe dos serviços de 967 guarda-vidas atuando nas praias paulistas. Desse total, 565 são profissionais temporários, contratados, em parceria firmada com as prefeituras e com a Petrobras. Eles trabalham aproximadamente 90 dias, de dezembro a janeiro, sob a supervisão do Corpo de Bombeiros. Normalmente, são jovens que residem em municípios do litoral e surfistas que conhecem bem o mar, e que recebem todo o treinamento antes de iniciar a função.

De acordo com o tenente-coronel Daniel Onias Nossas, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros, o efetivo, incluindo o contratado e o temporário, atua em todos os municípios litorâneos. “Com as contratações temporárias, as áreas de atuação e prevenção são ampliadas. Desta forma, conseguimos mais eficácia nas praias com maior número de frequentadores”.

Até o dia 13 de janeiro, foram registradas 11 mortes por afogamento nas praias paulistanas. Em dezembro de 2009, quando começou o verão, oito banhistas morreram afogados. Em janeiro do ano passado, foram notificadas 21 mortes; e, em dezembro de 2008, nove.

Represas e lagoas

Nem todas as mortes ocorrerem nas praias. Muitos casos acontecem em rios, represas, lagoas, cachoeiras e em locais isolados. Em 2009, os bombeiros atenderam 58 casos de afogamentos em represas, lagoas e piscinas. Deste total, foram 21 vítimas fatais, 18 feridas e socorridas, e 19 salvas sem ferimentos.

Durante todo ano, com o objetivo de reduzir o número de mortes por afogamento, o Corpo de Bombeiros promove campanhas educativas e de prevenção. Uma das estratégias é a entrega de folhetos informativos em locais de travessia – balsas e pedágios, além da distribuição nas praias e orientação em escolas.

O comandante Onias explica que os meios de comunicação locais também contribuem significativamente com a campanha, pois divulgam dicas de segurança. “Alguns lembretes com orientações sobre os riscos de afogamento e cuidados durante o verão são veiculados durante o horário nobre em algumas emissoras de televisão”, argumenta.

Com o trabalho desenvolvido pelos bombeiros, os números de salvamentos são expressivos. Somente nos 13 primeiros dias de janeiro, 353 pessoas foram salvas; e, em dezembro de 2009, outras 299. O total de pessoas resgatadas no ano passado chega a 2.750, conforme informou o Corpo de Bombeiros.

Prevenção

Os bombeiros atuam inicialmente no trabalho preventivo. Devidamente treinados, orientam os banhistas sobre os pontos seguros e áreas que contêm correnteza por meio de placas de sinalização. Além disso, utilizam apitos para alertar aqueles que abusam e arriscam a vida ao se afastar muito das margens da praia.

Se alguma pessoa é arrastada pela correnteza, o bombeiro, com equipamentos adequados, entra imediatamente na água e resgata a vítima até a areia. Ele está apto, se necessário, a aplicar os procedimentos de primeiros-socorros até a chegada da Unidade de Resgate. Se duas pessoas ou mais estão se afogando, ele é orientado a pedir apoio por meio de radiotransmissor.

De acordo com o comandante Onias, para que os índices de afogamentos diminuam os banhistas também têm de colaborar cuidando da própria segurança: “Infelizmente, algumas pessoas, geralmente as mais jovens, acabam abusando e desrespeitando as orientações dos bombeiros e colocando suas vidas em risco”. Ele reforça o lema usado pelos bombeiros: água no umbigo, sinal de perigo.

Somente no litoral paulista, o Corpo de Bombeiros possui 49 viaturas, dez motos, 43 botes infláveis, 40 embarcações com motores de popa e 15 jet ski. Além disso, conta com o apoio de aeronaves do Grupamento de Radiopatrulha Aérea. Nesta temporada, dispõe de três helicópteros Águia que cobrem as regiões do Guarujá, Praia Grande e Caraguatatuba. Os helicópteros auxiliam na retirada tanto de vítimas que ainda estão na água, como na remoção de envolvidos em casos mais graves para um pronto-socorro mais equipado. Nos feriados de Ano-Novo e carnaval, uma quarta aeronave ajuda a cobrir a área do litoral Sul, mais extensa.

Saiba algumas dicas para evitar afogamentos

– Procurar um guarda-vidas e pedir orientação sobre locais mais seguros
– Respeitar as placas que sinalizam áreas com correntezas fortes e buracos. Segundo o Corpo de Bombeiros, as correntezas são responsáveis por 80% dos afogamentos em todo o mundo. As correntes de refluxos de água correm da praia para o mar e podem surpreender até nadadores experientes
– Água no umbigo, sinal de perigo! Evitar águas profundas, mesmo que a pessoa saiba nadar 
– Não consumir bebidas alcoólicas antes de entrar na água 
– Crianças devem estar sempre acompanhadas de seus responsáveis. Além de evitar acidentes, impede que se percam no meio da multidão. Vale ressaltar que, nas praias, durante o verão, os guarda-vidas distribuem pulseirinhas que devem ser preenchidas com nome e telefone de contato. Essa medida facilita a localização dos responsáveis 
– Não entrar na água após ingerir lanches e demais refeições.

Da Agência Imprensa Oficial