Bombeiros comemoram 20 anos do serviço de resgate

Hoje, operam em todo o Estado de São Paulo 264 viaturas de resgate

qui, 18/02/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 18, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo comemorou 20 anos de implantação do serviço de resgate. O Sistema de Resgate a Acidentados do Estado de São Paulo é integrado pelo Corpo de Bombeiros e Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, ambos da Secretaria de Segurança Pública; e pelo Grupo de Atenção as Urgências, da Secretaria da Saúde.

Tudo começou em fevereiro de 1990, quando o telefone 193 do Corpo de Bombeiros passou a receber solicitações para atendimento às vítimas de acidentes e traumas. A partir daí passou a contar com equipes multidisciplinares, veículos e equipamentos especializados, voltados para a avaliação, estabilização e transporte dessas vítimas, além de um sistema de encaminhamento para atendimento médico mais adequado.

A data de 20 de fevereiro de 1990 foi escolhida para o início das atividades operacionais – quando sistema foi inicialmente oferecido para a população da cidade de São Paulo e mais 14 municípios do interior e Grande São Paulo.

Um ano após a implantação, houve aumento significativo de atendimento às vítimas, que passou de 1.896 para 5.967 em 1991. No ano de 1992, com o mesmo número de viaturas desde sua implantação, o resgate atendeu 9.032 vítimas.

Hoje, operam em todo o Estado de São Paulo 264 viaturas de resgate, atuando 792 profissionais por dia. Para a operação das quatro Unidades de Suporte Avançado, do helicóptero e para o plantão de regulação médica no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom), existem 41 médicos e 36 enfermeiros contratados pela Secretaria da Saúde.

O serviço de Resgate foi implantado em toda a Capital, na região metropolitana e em 102 municípios do Estado, totalizando 135 municípios com postos de bombeiros. A área de atuação se estende por todo o Estado.

Da Secretaria de Segurança Pública