Bolsa Alfabetização abre inscrições para universidades públicas e privadas

Instituições interessadas podem enviar a documentação a partir do dia 1º de março

seg, 28/02/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação está com inscrições abertas para universidades públicas e privadas de todo o Estado interessadas em participar do Projeto Bolsa Alfabetização em 2011. Podem se inscrever apenas universidades que possuam cursos nas áreas de Pedagogia ou Letras com habilitação para o Magistério.

As interessadas devem consultar o site do Programa Ler e Escrever (http://lereescrever.fde.sp.gov.br), verificar a documentação requerida e enviá-la a partir desta terça-feira, 1º de março, à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), na avenida São Luís, 99, 15º andar, no centro da capital. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O projeto é uma das ações do Programa Ler e Escrever que leva um universitário (aluno pesquisador) às salas de aula de 2º ano, 3º e 4º PIC do Ensino Fundamental/Ciclo I das escolas da rede estadual.

Para ser aluno pesquisador, o universitário deve estar matriculado no curso presencial de Letras ou Pedagogia, a partir do 2º semestre, em universidade conveniada ao Bolsa Alfabetização.  O valor da bolsa-auxílio para 2011 será de R$ 700, por classe atendida, dos quais R$ 200 são destinados à alimentação e transporte do aluno pesquisador. O convênio tem duração de um ano e, periodicamente, poderá ser renovado, dependendo do interesse da instituição de ensino e da avaliação feita pela Secretaria da Educação.
 
Sobre o Programa Ler e Escrever

O Ler e Escrever tem por objetivo promover a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Focado no desenvolvimento da leitura e escrita, dispõe de material auxiliar para uso em sala de aula (títulos literários diversos, revistas, histórias em quadrinho, alfabeto, globo terrestre), além de contar com um professor auxiliar nas classes de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

O Programa possui ações específicas para cada ano/série, visa alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, assim como possibilitar a recuperação da aprendizagem de leitura e escrita dos demais alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental. A primeira fase do projeto teve início em 2007, com implantação nas escolas da Capital e da Grande São Paulo. Como resultado, a alfabetização aos oito anos de idade atingiu 92,8%, em 2009. Naquele ano, o programa foi expandido para o interior e litoral, chegando a todas as escolas de Ciclo I da rede no Estado.

Da Secretaria da Educação