Billings e Guarapiranga vão receber R$ 600 milhões

Anúncio foi feito pelo governador José Serra na sexta-feira, 10, em São Bernardo do Campo

dom, 12/08/2007 - 10h18 | Do Portal do Governo

O governador José Serra deu mais um passo no cumprimento da agenda dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Estado, lançada no início deste ano. Na tarde desta sexta-feira, 10, durante discurso em São Bernardo do Campo, o governador anunciou a elaboração de um projeto de preservação de mananciais da ordem de mais de meio bilhão de reais.

“Estamos ultimando um projeto de financiamento de todos os municípios na área da Billings, o Programa de Mananciais, da ordem de R$ 600 milhões”, disse o governador durante cerimônia de inauguração do 8º DP de São Bernardo.

José Serra reforçou que este é um projeto fundamental e que “beneficiará não apenas São Bernardo e sua região, como vários outros municípios”. Além da Capital e de São Bernardo, a cidade de Guarulhos será contemplada com o programa.

Os recursos são provenientes do governo paulista, através do Tesouro do Estado, e da Sabesp. Ainda haverá a participação do Banco Mundial e da União. “A Billings e a Garapiranga são prioritárias em São Paulo para salvar o meio ambiente e para salvar a água que abastece a nossa população”, completou o governador.

O programa pretende beneficiar 44 mil famílias que residem às margens das represas Guarapiranga e Billings. A proposta da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia prevê a construção de unidades habitacionais, redes coletoras, guias e sarjetas em 45 favelas que circundam a área.

Manoel Schlindwein