‘Bicho do Mês’ integra adultos e crianças no Museu Biológico

Nova atividade interativa pretende conscientizar o público sobre a importância dos animais no ambiente natural

qua, 13/03/2019 - 9h07 | Do Portal do Governo

O Museu Biológico do Instituto Butantan inicia, neste mês, uma nova atividade interativa para mostrar aos visitantes as características e curiosidades específicas de um animal escolhido a cada mês. Os participantes poderão entender melhor sobre o habitat, alimentação, reprodução e ambiente em que os animais estão expostos no museu.

Denominada de “Bicho do Mês”, a ação educativa tem como principal objetivo conscientizar o público, de forma mais aprofundada, sobre a importância dos bichos na natureza, além de mostrar como a presença do ser humano no meio ambiente interfere na vida deles.

A técnica em educação do Museu Biológico Adriana Chagas comentou que a iniciativa atende a um pedido que vinha sendo feito há algum tempo pelos visitantes. “Com a realização dessa atividade, poderemos abastecer nosso público com informações mais profundas, relacionadas a características e curiosidades dos animais”, afirma.

Programação

Em março, o público poderá conhecer o mundo dos sapos e em abril será a vez do escorpião. A programação dos demais meses será divulgada em breve. “A ideia é ter um espaço acessível para todos, que não tivesse distinção de escolaridade e idade”, conta a coordenadora do Museu Histórico do Butantan, Larissa Foronda.

Nesta edição, será abordada a diferença entre sapos, rãs e pererecas, a importância deste grupo para o meio ambiente e como os sapos indicam, quando um ambiente está degradado. Duas vezes ao dia, também acontecerá a ação educativa “Co-Achando: Onde o Sapo Canta”, na qual os participantes poderão conhecer os ambientes preferidos, ouvir o canto e entrar em contato com o sapo cururu, além de aprender sobre suas características e biodiversidade.

Para participar, o visitante deverá adquirir o ingresso para o Museu Biológico na bilheteria do Instituto Butantan. Os valores podem ser consultados pela internet.