Bibliotecas do Metrô e CPTM têm acervo de 21 mil livros

Unidades possuem títulos em braile, obras da literatura infantil e obras exigidas em vestibulares

ter, 28/07/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Mais de 38 mil pessoas estão cadastradas para receberem empréstimos gratuitos de livros nas seis bibliotecas do Metrô e CPTM. Juntas, as unidades reúnem 21.700 títulos e registraram mais de 365 mil empréstimos até hoje. As bibliotecas fazem parte do programa “Embarque na Leitura”, que incentiva e dissemina o hábito da leitura entre usuários da rede metro-ferroviária.

Todas as unidades possuem acervo em braile, obras da literatura infantil e títulos exigidos nos principais vestibulares. As bibliotecas das estações Largo Treze e Santa Cecília contam ainda com balcão adaptado a pessoas com deficiência.

Como emprestar

O interessado deve apresentar documento de identidade e CPF [original e cópia], comprovante de residência recente [original e cópia] e foto 3X4. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

Só poderá ser retirado um livro por vez. O empréstimo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Os livros devem ser devolvidos em 10 dias em qualquer horário, na caixa coletora localizada na lateral da biblioteca em que foi retirado. Também podem ser devolvidos no balcão da unidade, durante o horário de funcionamento.

Unidades

Bibliotecas do Metrô 

  • Estação Paraíso [Linha 1-Azul]

Foi a primeira a ser inaugurada, em 2004. Conta com mais de 6 mil livros e cerca de 17 mil sócios. Nessa unidade, os empréstimos já ultrapassaram a marca dos 166 mil.

  • Estação Tatuapé [Linha 3-Vermelha]

Aberta ao público em 2005, possui mais de 9 mil sócios. O acervo é de aproximadamente 4.600 livros, que já foram emprestados mais de 93 mil vezes.

  • Estação Luz [Linha 1-Azul]

Em funcionamento desde 2006, hoje conta com mais de 3.700 livros, 5 mil sócios e registra cerca de 63 mil empréstimos.

  • Estação Largo Treze [Linha 5-Lilás]

Inaugurada em 2007, seus mais de 2.700 livros já foram emprestados quase 23 mil vezes a mais de 2 mil sócios.

  • Estação Santa Cecília [Linha 3-Vermelha]

Inaugurada em 2008, destaca-se pela coleção de livros infantis e em braile. Ela também inovou na arquitetura, com um balcão adaptado para portadores de necessidades especiais. Possui quase 2.500 livros, mais de 2 mil sócios e já contabiliza 17 mil empréstimos.

Biblioteca da CPTM

  • Estação Brás [atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, além de fazer integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô]

Inaugurada em 2 de junho de 2009, é a primeira biblioteca instalada em uma unidade ferroviária no Brasil. O acervo inicial conta com mais de dois mil livros. A unidade já registra cerca de 500 sócios e 900 empréstimos.

As bibliotecas “Embarque na Leitura” têm apoio do Ministério da Cultura; execução e gerenciamento do Instituto Brasil Leitor e patrocínio do Grupo Usiminas [estações Paraíso e Tatuapé], VisaNet [Luz e Largo Treze], Votorantim [Santa Cecília] e Fosfértil [Brás, da CPTM].

Da CPTM