Biblioteca Parque Villa-Lobos conta com mostra sobre literatura nas prisões

Visitantes poderão conferir exposição de terça-feira a domingo; inauguração será realizada no próximo sábado (21)

sex, 20/09/2019 - 14h17 | Do Portal do Governo

A Biblioteca Parque-Villa Lobos, na zona oeste da capital paulista, receberá, no próximo sábado (21), às 11h, a mostra “Libertas: leitura e literatura nas prisões”. A exposição apresentará trabalhos desenvolvidos por pessoas presas atualmente e também por egressos do sistema prisional.

A iniciativa é do Fórum Cultura, Trabalho e Cidadania e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Reintegraçao Social e Cidadania.

Ambientes

Ao todo, serão três ambientes para visitação: “Cárcere e a Literatura”, “Literatura no Cárcere” e “Políticas de Livro, Literatura e o Sistema Prisional”. Serão expostas obras literárias e resenhas feitas pelos reeducandos.

Durante a visitação, o público contará com o auxílio de monitores, que são estudantes e pesquisadores universitários, além de pessoas presas no regime semiaberto e ex-detentos.

A mostra estará aberta à visitação na biblioteca até 20 de outubro e poderá ser visto de terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Serão disponibilizadas visitas guiadas e rodas de conversa, com abordagem de aspectos sobre mediação de leitura voltada a grupos vulneráveis, diversidade na literatura e remição de pena pela leitura. Crianças a adultos poderão participar.

Atrações

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela Organização Social SP Leituras. Inaugurada em 20 de dezembro de 2014, a BVL venceu com Honra ao Mérito o Prêmio IPL – Retratos da Leitura e foi finalista de premiação internacional concedida pela IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias).

Situado em uma área de 4 mil metros quadrados, o espaço é um lugar singular, de arquitetura arrojada e estrutura que prima pela sustentabilidade. O local funciona dentro do Parque Villa-Lobos e oferece experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão.

Entre os itens disponíveis na biblioteca, o visitante ou frequentador encontra conteúdo em formatos variados, como livros tradicionais ou em meios acessíveis (braile, audiolivro), DVDs, CDs, além de jogos. Uma série de atividades também faz parte do cotidiano da BVL e contempla, entre outros temas, aulas de yoga, iniciação à informática para o público de mais de 60 anos e oficinas diversas.