Bancos de leite da rede pública estadual operam com capacidade abaixo do ideal

Secretaria convoca mães em fase de amamentação para doarem o leite excedente, alimento fundamental para os recém-nascidos prematuros

qua, 20/05/2015 - 11h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde convoca todas as mães em fase de amamentação para doarem o leite excedente com o intuito de aumentar o estoque paulista dos Bancos de Leite Humano (BLH) e contribuir no desenvolvimento das crianças recém-nascidas.

De acordo com o centro de referência estadual, localizado no Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, os bancos de leite da rede pública do Estado de São Paulo estão operando com capacidade abaixo do ideal, conseguindo suprir entre 60% e 80% da demanda das unidades neonatais.

“O leite humano para os recém-nascidos prematuros é uma necessidade nutricional e uma urgência imunológica. Portanto, vale reiterar que as mães aptas a doarem leite podem salvar outras vidas e proporcionar tranquilidade aos pais dessas crianças”, enfatiza Andrea Penha Spínola Fernandes, coordenadora do banco de leite da Maternidade Leonor Mendes de Barros.

Doar leite é simples, saiba como funciona

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros ainda consegue coletar mais do que distribui. Mas no ano passado, em todo o Estado, o número de bebês que precisavam de leite materno (40 mil) foi superior ao total de doadoras (37 mil). No total, em 2014, foram coletados 45 mil litros de leite humano na rede pública do Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado